terça-feira, setembro 30, 2014

Os ciborgues ucranianos defendem aeroporto de Donetsk

Os defensores ucranianos do aeroporto de Donetsk são chamados de ciborgues pela sua bravura em combate. Nas últimas 24 horas eles, por duas vezes, repeliram os ataques dos terroristas. Pelo menos nove militares ucranianos tombaram pela pátria...

Sob fogo dos mísseis “Grad” russos, o repórter da TV ucraniana “Inter”, Ruslan Sneshuk alcançou o aeroporto e passou lá dois dias.

O aeroporto é defendido pelo exército regular e pelas unidades voluntárias, em condições dificílimas estes bravos homens, vezes sem conta repelem os ataques dos terroristas. Que até chamam os ucranianos de ciborgues.

Chegar ao aeroporto vivo só é possível dentro de um blindado, embora o caminho é curto, apenas alguns quilómetros. Mas em redor andam os grupos de sabotagem dos ocupantes, aos intervalos eles disparam sobre o território do aeroporto. Logo que um blindado chegue, os terroristas começam alvejar os seus defensores.

“Aqui disparam permanentemente, não há paragens. Estão a ouvir? Viram que nos saímos e começaram lançar as minas. Mas está tudo bem, é possível viver”, – diz um dos militares ucranianos.
Terroristas abatidos
O território do aeroporto está cheio dos corpos dos terroristas mortos. Os militares ucranianos propunham aos terroristas levar os corpos dos seus, até garantiam a trégua. Mas os terroristas não os levam. A maior parte dos corpos está junto à torre de controlo, palco dos combates permanentes.

“A importância da torre que ela têm a altura dominante. Da sua altura é possível observar tudo”,  – avisam aqui.
"Separatistas  panilas"
Entramos na torre, novamente começa o tiroteio. Desta vez, o mais provável, funciona uma peça anti-aérea. Quando tudo está razoavelmente calmo, os ucranianos mostram como eles vivem, o que comem, onde estão à dormir. Embora é muito difícil dormir nestas condições.

– Durante a noite o aeroporto foi alvejado pelo “Grad”, mas de manha a densidade do bombardeio se intensificou – foi usada artilharia, tanques, morteiros e armas de pequeno calibre.

Algumas horas depois são alvejados dois tanques ucranianos. Um dos militares morre. A infantaria terrorista ataca fortemente as posições ucranianas, os ucranianos resistem. Mais tarde foi alvejado o BMP, o blindado ligeiro ucraniano, mais um militar morre. Os restantes membros da sua tripulação são gravemente feridos.

“Mãe, pai, irmã – olá. Em breve estarei em casa. Eu vos amo muito. Quero um casamento, quero ter filhos”, – diz um dos ucranianos feridos.

A situação se torna perigosa. Os terroristas atacam dos diversos flancos – alguns blindados ucranianos vão em socorro. Mas são alvejados por três tanques dos terroristas russos. Sete para-quedistas morrem, outros nove são gravemente feridos.

Os tanques dos terroristas se dirigem às pistas de aterragem. Eles são alvejados quase à queima-roupa pelos morteiros ligeiros. Um T-72 juntamente com a tripulação é aniquilado (arde no fim do vídeo). É possível ouvir uma ordem: “os blindados estão na pista, se dirigem para cá, vamos, homens, tragam os RPG”.

Todos os militares feridos, logo aqui, na linha da frente recebem ajuda e dentro dos blindados são evacuados para um hospital. Juntamente com eles deixam o território do aeroporto os jornalistas ucranianos.

“Tomem lá... Pelas tripulações dos blindados de hoje... cabrões”, grita, enfurecido, um dos militares ucranianos. A batalha pelo aeroporto de Donetsk não para...

Autoria: Ruslan Smeshuk, Serhiy Dubinin, TV “Inter”

Fonte:

2 comentários:

Anónimo disse...

Reprodução do comentário de José Welgacz, aqui no Brasil.

Não entendo o que esta acontecendo. Eu não imaginava que o caminho seria conceder mais autonomia aos denominados erroneamente de separatistas. Separatistas foi inventado pelos russos mentirosos e agressores. O que houve na Ucrânia, são russos que vieram, treinados pela inteligência russa ou forças armadas russas incentivando a separação. Os ucranianos que abraçaram esta causa são traidores da sua pátria Ucrânia.

O estranho é a Ucrânia conceder mais autonomia e reconhecer o status de primeiro ministro a um traidor, cuja maior graduação é ser aluno de uma escola de karatê em Donesk, treinado pelos russos.

Assim logo, talvez os autodenominados separatistas estejam disputando cargos no parlamento ucraniano, ou participando de reuniões na ONU.

Isto uma vergonha para a Ucrânia e uma traição. Porque morreram tantos dos nossos heróis para defender a Ucrânia desta recente guerra não declarada com a Rússia? O sangue dos nossos bravos heróis não tem valor?

Estes terroristas que estão na região de Donbass na Ucrânia, sejam russos ou traidores ucranianos, deveriam ser varridos do mapa da região. Estou admirado que o exército ucraniano não conseguiu fazer isto, pois supostamente esta mais bem equipado. Ou será que alguém recebeu ordens de Moscou .......... fica aí a dúvida, que eu acho que um dia a história vai nos mostrar.

Parece que Kiev já esqueceu que a Rússia invadiu a Criméia e agora com este memorando entregam Donbass.

Este acordo é uma traição à Ucrânia. O povo ucraniano não deveria permitir que esta traição fosse assinada em seu nome. Estão entregando toda a região de Donbass á Russia com esta memorando mequetrefe.

Jest nas Wielu disse...

José Welgacz é um militar mas comenta como uma pessoa que desconhece a tática e estratégia, já para não falar da baboseira sobre 1º ministro Yatsenyuk. Ucrânia foi deixada sozinha sem quase nenhum apoio ocidental frente os psicopatas. Entende-se do alguns querem ver as mortes heróicas para lhes fazer as missas bonitas, mas a idade do Welgacz permite, que venha ao "Azov"/"Donbas" treinar os voluntários, ai teria a legitimidade para as suas críticas...