terça-feira, setembro 02, 2014

Europa: 1939 – 2014: quase nada mudou

A estação dos caminhos-de-ferro de Lviv: 1 de setembro de 1939
No dia 1 de setembro de 1939, às 04h45 a Alemanha nazi atacou a Polónia, começando a II G.M. Neste mesmo dia a Luftwaffe bombardeou as cidades ucranianas de Lviv, Lutsk, Ternopil. Ucrânia se tornou o centro de luta entre os dois ditadores e dois regimes desumanos: comunismo soviético e nazismo alemão.

Lviv foi bombardeada às 11h30 de manha, em resultado morreram 83 moradores da cidade, cerca de 100 foram feridos. Inicialmente, as pessoas pensavam que decorriam os exercícios militares, só mais tarde o público soube das primeiras vítimas mortais.

As cidades ucranianas Striy e Drohobych já nas primeiras semanas da guerra foram ocupados pelos nazis. Mas após a entrada da URSS na guerra contra a Polónia, no dia 17 de setembro, a Alemanha nazi cedeu estes territórios ao controlo da União Soviética comunista.

É de recordar que a II G.M., começou quando Alemanha nazi e Eslováquia (as mesmas que hoje se recusam à apoiar a Ucrânia) atacaram a Polónia, em resposta, Grã-Bretanha e França declararam a guerra contra Alemanha. Deste modo, o conflito imediatamente se transformou em uma guerra mundial, recorda ZIK.ua

É difícil discordar do jornalista português Nuno Rogeiro:

Tudo isto é claro. Os paralelos são terríveis. A Rússia substituiu todos os «voluntários» no terreno por tropas regulares. Será fácil ocupar os aeroportos de Luhansk e Donetsk, se não foram já tomados.
E então virá a paz.
A paz do império-cemitério.
Claro que a história não acaba aí.
Como a história do Reich não acabou em 1939.

Ajudar financeiramente ao batalhão “Donbas”:
Cartão do PrivatBank: 4405885822253933
Pagamento com qualquer cartão bancário: http://goo.gl/rhVQ6h

Sem comentários: