terça-feira, setembro 09, 2014

Cinema russo como prostituição criativa

O líder dos bolcheviques, Lenine dizia: “De todas as artes, para nós, o cinema é o mais importante”. Os seus seguidores na federação russa estão de acordo, a guerra na Ucrânia ainda não terminou, mas o público já levará com a prostituição criativa na cabeça...

Na província de Kaliningrado, o enclave russo na Lituânia, estão quase terminadas as filmagens da película dedicada à guerra na Ucrânia.

O filme, criado à semelhança das produções da categoria “B” de Hollywood, apresentará ao público uma série de personagens “boas” e “más”: soldados da Guarda Nacional da Ucrânia (“bons” querem desertar e “maus” perseguir os “rebeldes”); terroristas da rp de Donetsk (apenas “bons”); mercenários americanos (“maus”); polícias do destacamento “Berkut” (ucranianos “bons”, dado que são pró-russos); batalhão “punitivo” Azov (ucranianos e estrangeiros abertamente “maus”) e os jornalistas russos (muito “bons”, por isso maltratados pelos “maus”).

Mas o mais interessante neste caso é seguinte. O filme tem apoio financeiro da Direcção de Fronteiras do FSB da Rússia da região de Kaliningrado, nas filmagens participaram os alunos do Instituto da Guarda-Fronteira do FSB de Kaliningrado.

O filme poderá ser exibido nos cinemas russas já no fim de 2014, ou então, se as coisas mudarem de figura, poderá ser guardado no arquivo do FSB e nunca mais ser visto. A situação geopolítica irá decidir o seu futuro...

No entanto, é difícil discordar de alguns blogueiros que puderam ver as fotos das filmagens:
O realizador Tarkovsky disse que o filme é um acto. Então, no plano moral, os criadores deste filme cometeram um acto desumano e sujo. O filme é feito com o apoio do FSB da FR, a mesma que começou essa guerra. É incrivelmente cínico. Na sua casa veio um assassino, matou os seus entes queridos e depois fez sobre isso um filme. E mostra-o à você. É uma pena que o trabalho nas séries, ligada à necessidade de fazer compromissos e concessões aos “clientes” deformou tão pesadamente os profissionais criativos. O que eles estão fazendo é uma prostituição criativa.

Outro blogueiro foi mais direto:
Porcaria patriótica com participação do FSB sobre os brutais “fascistas ucranianos”, que assassinam os jornalistas russos pacíficos, que descansam tranquilamente com os seus pacíficos amigos de Donbas, falantes de língua russa.

Blogueiro

Dado que as fotos das filmagens poderão perfeitamente aparecer na Internet como a prova de atrocidades ucranianas”, decidimos escrever sobre essa “obra”. Além disso, se o FSB consegue calmamente recrear “Azov” e Guarda Nacional da Ucrânia em Kaliningrado, quem garante que eles já não o fazem no leste da Ucrânia, tal como NKVD fazia nos anos 1940-1950 na Ucrânia Ocidental e nos Bálticos (ler: Soviet war crimes).

Os reais crimes da guerra

Nas redes sociais os terroristas russos afirmam que foram eles que colocaram o corpo do para-quedista ucraniano nos fios de alta tensão nos arredores de Starobeshevo (região de Donetsk). É impossível verificar a veracidade desta afirmação, mas o simples facto de que os terroristas russos querem ser vistos como as criaturas absolutamente desumanas já é muito revelador...

https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=gpXJhDdMe9w

Sem comentários: