segunda-feira, setembro 29, 2014

A queda do Lenine em Kharkiv

Nesta noite, na cidade de Kharkiv, após 4 horas do trabalho árduo, foi pacificamente derrubada a estátua do ídolo comunista Lenine. Um monumento ao tirano à menos.

O ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, escreveu:

Lenine? Que caia... Apenas que as pessoas não fiquem feridos. Apenas que o ídolo comunista sangrento, deixando-nos, não adicione as suas vítimas. Apenas que os bandidos e canalhas não tentem aproveitar a tempestade de emoções de Kharkiv, não usem isso para os próximos choques...

Dei a ordem à polícia de garantir APENAS a segurança de pessoas e não do ídolo... Após a ordem do governador (provincial) Baluta sobre a demolição – o monumento não interessa ao Ministério do Interior... É importante que o processo ocorreu sem incidentes adicionais.

P. S.

a) A spetsnaz da polícia e da Guarda Nacional está pronta para atender os provocadores que querem explorar a situação. Nem tentem...
b) Dei a ordem, por causa da decisão do governador sobre a demolição – fechar o caso criminal sobre os danos ao monumento.

Por sua vez, o assessor do ministro, Anton Gerashchenko, escreveu:

Dei a pequena conferência de imprensa ao lado do pedestal recém esvaziado. Os jornalistas me perguntaram que monumento deve ficar no lugar do ídolo, na na minha opinião. Como sempre, respondi aquilo que penso.

Lá deve ficar o monumento à todos os heróis que lutaram e morreram pela Independência e pela Unidade da Ucrânia. Àqueles que fizeram isso há um século, aos heróis da Centena Celestial e aos milhares de nossos militares que protegem agora a Pátria em uma luta com a Rússia de Putin.

Acho que vocês me apoiem!

https://www.youtube.com/watch?v=xfX-oz1vBqg
Bónus

Aos que irão falar sobre o suposto “vandalismo” ucraniano: a derrube do monumento ao czar russo Alexander III, executada pelos bolcheviques e aprovada pelo Lenine, Moscovo, 1918...

Sem comentários: