quinta-feira, agosto 07, 2014

Nos não estávamos lá...

Nos não estávamos lá. Nos não estamos na frente da batalha. Nos não morremos diariamente e não roemos a terra para se proteger dos mísseis dos “Grad” russos... As crónicas da guerra russo-ucraniana não declarada. 


por: Yekateryna Chernyavskaya (cidade de Kharkiv)

Muita gente esperava esta postagem muito mais cedo, mas ontem nos estávamos num estado de impossibilidade de falar, em princípio. As emoções afogavam-nos. Já hoje, queremos dizer tanta coisa, que nem se percebe como enquadrar isso tudo...

Um grupo de voluntários “Help Army” em conjunto com “Paz e Ordem” despenderam todos os esforços e passaram pelas inúmeras dificuldades, que nos tornaram mais fortes, acabando por organizar o concerto no hospital militar!

Uma coisa pode ser dita com certeza: “Isso não foi em vão!” Não sei, se as pessoas que de uma ou da outra forma ajudaram na organização, precisam dos agradecimentos. Mesmo assim desejo gritar em voz alta “OBRIGADO!” à vocês todos. Não posso me conter para não dizer um obrigado especial e algumas palavras calorosas ao Sasha Kvarta.

Nos entendíamos que já meia hora atrasamos o concerto e na sala tínhamos apenas quatro pessoas, preparando-se para o fiasco. Naquele momento veio Sasha e perguntou absolutamente calmamente porque não começamos. Como por destino, apareceram os rapazes feridos. Não muitos e não poucos – 30 pessoas. Estes rapazes, homens, e até, falando honestamente, crianças, é uma história à parte, a dor. Sasha Kvarta foi ao palco e começou a sua atuação com as palavras: “Rapazes, nos não estávamos LÁ...”. Oleksander é um homem SOL. Ele se entregou de tal maneira, que naquele dia, naquele momento, já era impossível dar mais. Claro, havia o retorno, de tal maneira poderoso e emocionante que eu sinto o ... estupor verbal.

Nos todos fomos atingidos por uma estória. Veio um rapaz de uns 19 anos e pediu para não ser fotografado. Pois a sua mãe ainda não sabe que ele esteve na GUERRA, mãe não sabe que o seu filho ficou gravemente ferido e está sendo tratado em um hospital militar. A MAMÃ entretém-se com as esperanças de que o seu filho está numa base de treino, algures nos arredores de Kyiv, e por enquanto apenas aprende a segurar uma arma nas suas mãos ... Quando Sasha Kvarta cantava a canção sobre a mãe, o rapaz não conseguiu conter as lágrimas. Mais uma vez quero repetir que cada um de nós sentiu e percebeu para si mesmo: “Isso, definitivamente, não foi em vão!!!”.

O blogueiro Slavistan Pechurko que também contribuiu para o evento, acrescenta:


E você, HYLO, toma o car@lho e não a Ucrânia! O rapaz de certeza voltará para com a sua mãe e contará ele próprio porquê a estava enganar. Glória à Ucrânia!

Sem comentários: