quinta-feira, agosto 21, 2014

Moscovo é ucraniana por três horas

No centro de Moscovo, na manha do dia 20 de agosto, no topo de um dos 7 aranha-céus soviéticos da época estalinista, foi hasteada a bandeira da Ucrânia. Além disso, a estrela metálica que também se situa no topo do mesmo edifício foi parcialmente pintada de azul, seguindo o padrão da bandeira ucraniana.

“Detetada” às 7h15 de manha, a bandeira ucraniana foi retirada por alpinistas municipais por volta das 10h05, permanecendo sob a cidade por cerca de três horas.   

Um dos primeiros à publicar a foto da bandeira no seu twitter foi Emin Kalantarov, o fotógrafo do jornal “Izvestia”. O mesmo Kalantarov escreveu que a pessoa que estava retirar a bandeira, primeiro tirou uma foto selfie, tendo o símbolo da Ucrânia como o pano do fundo.

A polícia moscovita recebeu as ordens imediatas de “busca e apreensão”, rapidamente detendo 4 jovens com algum equipamento de montanhismo, levando-os, de seguida, à esquadra da polícia “Tagansky”. O local onde foi hasteada a bandeira é um edifício de moradias de luxo com 26 (32) andares e 176 metros de altura.

Fonte:

Todos os heróis detidos são cidadãos da Rússia, moradores da cidade de Moscovo e dos arredores (FONTE), eis os seus nomes:

Aleksey V. Shyrokozhukhov, 25 anos;
Yevgenia V. Korotkova, 26 anos;
Aleksandr Y. Pogrebov, 33 anos;
Anna V. Lepeshkina, 35 anos.
 

Todos eles foram acusados de “vandalismo”, todos eles se arriscam às penas que podem ir até 3 anos da cadeia efetiva.

O caso já é uma fonte de piadas e desmotivadores na Internet russa e ucraniana. Uma anedota típica reza que: “Putin exige ao mayor de Moscovo, Sobianin, que as vendas de tintas azul e amarela sejam efetuadas apenas sob a condição de apresentação de um documento válido da identificação pessoal”.
Bónus

Escreve o blogueiro ucraniano Andriy Tsaplienko:

Eu tenho orgulho de conhecer este rapaz. Pessoas como ele, realmente são o futuro da região de Donbas e o futuro da Ucrânia. Petró Zubar de 16 anos levou e mais de um mês escondia na sua casa o brasão da Ucrânia, arrancado pelos ocupantes do edifício do Conselho Municipal de Artemovsk.

Iniciativa “As nossas cores”

O presidente da Ucrânia, Petró Poroshenko, exortou todos os ucranianos, descendentes e amigos, em todos os lugares da Ucrânia e do mundo, hastear a bandeira ucraniana, decorar as suas casas, carros e escritórios com as cores nacionais, amarelo e azul, no dia da Independência nacional, 24 de agosto!

“Nas vésperas do dia da Independência, nos começamos a iniciativa “As nossas cores”, que é dedicada à bandeira ucraniana. Simbolicamente, que neste dia foi pintada às nossas cores, talvez, o maior arranha-céus em Moscovo. Exorto os ucranianos em todo o mundo, onde quer que estejam, nas vésperas do aniversário da Independência, decorar as suas casas, escritórios, carros com as nossas cores nacionais. Glória à Ucrânia!” – diz o presidente, citado pela TSN.ua

https://www.youtube.com/watch?v=B6AFt1uQ2V0

1 comentário:

Anónimo disse...

Fotografa holandesa fez uma homenagem a Ucrania:

http://oddamagazine.com/2014/08/20/dont-stop-now/