terça-feira, junho 10, 2014

Ucranianos defendem o exército que os defende

Neste fim-de-semana os moradores da cidade e da região de Lviv trouxeram para Ucrânia cerca de 700 capacetes militares, necessários ao exército e polícia que participam na Operação anti-terrorista (OAT) no leste da Ucrânia.

A legislação da União Europeia limita a exportação dos objetos do uso militar fora do espaço da UE. Por isso, os capacetes comprados na Polônia por iniciativa da comunidade ucraniana local, só poderiam ser levados como a propriedade privada dos cidadãos.

Ao pedido lançado nas redes sociais responderam cerca de 300 pessoas, que à pé passavam o posto de controlo “Shehyni” ente Polônia e Ucrânia, voltando, com os capacetes nas mãos.

Um dos coordenadores da ação, membro da “Samooborona” (Auto-defesa), Andrian Klish, explicou que os capacetes serão entregues aos militares que são enviados para o teatro de operações no leste do país.

O preço dos capacetes na Polônia é de 60 Euros, mais barato do que na Ucrânia. Os fundos foram assegurados pelos patrocinadores, os empresários de Lviv financiaram os autocarros que levavam os ativistas até a fronteira com a Polônia.

Os organizadores prometeram repetir a ação, logo que serão comprados mais capacetes e coletes prova-de-bala. Todos os voluntários podem aderir à iniciativa, para isso apenas é necessário possuir o visto Schengen, o visto polaco ou o cartão do residente na zona limítrofe da fronteira polaca, informa o 5º canal da TV ucraniana.

Os fãs do FC Dnipro também solidários

Os adeptos organizados de futebol, nomeadamente os fãs do FC “Dnipro”, visitaram um dos grupos táticos da brigada especial mecanizada do exército ucraniano, aquartelada na sua região. Os fãs trouxeram 20 coletes prova-de-bala do 4º nível da defesa, um aparelho moderno de visão noturna, medicamentos e outros itens da primeira necessidade. Tudo, adquirido pelos fundos reunidos pelos fãs de Dnipropetrovsk.

“Recebendo a oferta, os defensores da Pátria agradeceram e asseguraram que desempenharão com a máxima dignidade a sua tarefa – defender o país”, informaram as fontes do Ministério da Defesa, comentando o acontecimento.   

Desde a ocupação da Crimeia e do início da OAT, os ucranianos já ofereceram ao exército nacional mais de 128 milhões de UAH (10,84 milhões de USD), inseridos na campanha cívica “Apoia o exército ucraniano”, escreve a página 5.ua

Sem comentários: