sexta-feira, junho 27, 2014

Ucrânia: “Rádio Russo” vs “Rádio Russo”

Recentemente, os apresentadores do show matinal “Despertadores na (rádio) Russo” da estação musical ucraniana «RusRadio.ua», visitaram o 169º Centro de treino “Desna”, na província de Chernihiv. O Centro é o local da formação do 25º batalhão da defesa territorial “Rus de Kyiv” do Ministério do Interior da Ucrânia. É daqui que os voluntários partem para defender o leste do país contra a agressão terrorista russa.

Os dj, Kirill Kapustin, Serhiy Fedotov e Natália Dovlatova, com apoio do diretor da rádio, Serhiy Kuzin e da fundação “Apoia o exército da Ucrânia” (Facebook / Web), trouxeram consigo um mini-bus com os fardamentos, coletes prova-de-bala, calçado, medicamentos e diversos outros bens.
Os dj patriotas
Entre 25 de maio à 25 de junho, na rádio “Rádio Russo – Ucrânia”, decorreu a ação “Defenda o exército – este o defenderá”. De acordo com o regulamento, cada 10ª hryvnia ganha na comercialização da publicidade, foi destinada à compra daquilo que precisam os militares ucranianos, enviados para a frente da batalha no leste da Ucrânia. No decorrer da ação, foram recolhidos cerca de 250.000 de UAH (aproximadamente 22.000 USD), que fazem muita falta às forças ucranianas.

A reportagem da entrega dos bens (9 fotos e 2 vídeos):

Era um pequeno gesto, de uma rádio ucraniana que transmite a música, na sua maioria, em língua russa, em apoio do exército da Ucrânia na sua luta anti-terrorista. Toda a gente está contente? Não! A “Rádio Russa – Eurásia” (Rússia) é simplesmente veementemente contra...

Eis o que dizem os moscovitas: “A ESTAÇÃO DE RÁDIO RUSSA "RÁDIO RUSSO – EURÁSIA" CONDENA VEEMENTEMENTE AS ATIVIDADES DA “RÁDIO RUSSO – UCRÂNIA” NA RECOLHA DOS EQUIPAMENTOS PARA O EXÉRCITO NACIONAL UCRANIANO!” (assim mesmo, com todas as letras maiúsculas).

No entender da “RR – Eurásia”, as ações da estação homónima ucraniana, à quem os russos forneciam o conteúdo musical, são destinados “a incitar o conflito no território da Ucrânia, que leva à uma catástrofe humanitária”. Que por sua vez levou os russos a decidirem a “CESSAÇÃO DE QUALQUER RELAÇÕES COM A “RÁDIO RUSSO – UCRÂNIA!” (mais uma vez, a indignação russa esta expressa em todas MAIÚSCULAS).

Portanto, quando uma rádio ucraniana decide apoiar o exército do seu próprio pais, é fascismo, nazismo, catástrofe humanitária e não pode ser. Mesmo, se o apoio é em material não letal, como coletes prova-de-bala. Pelos vistos, a rádio moscovita levou como a ofensa pessoal, a tentativa de proteger os militares ucranianos contra os terroristas russos armados até os dentes. Assim os terroristas terão o trabalho redobrado na sua “obra humanitária” de matar os ucranianos que até poderá se quedar em insucesso. Já quando os mesmos terroristas russos derrubavam os aviões ou helicópteros ucranianos, a rádio moscovita, pelos vistos, achava que é bom e perfeitamente normal, apesar destes actos decorrerem no território de um país vizinho, eslavo, ortodoxo e tudo o mais. Não houve o sentimento de testemunharmos uma catástrofe humanitária ucraniana... 

Sem comentários: