segunda-feira, junho 23, 2014

Pavló Choriy: retratos da resistência ucraniana

Para que os voluntários fazem o seu trabalho?.. Para que os rapazes prestam o seu serviço no campo da batalha?.. Para que avançam e morrem?... Para que?.. Por quê?.. Perguntas retóricas.


Pavló Choriy. O seu nome apareceu nas SMS que eu recebia nas primeiras 24 horas após o combate da 79ª (Brigada aerotransportada especial). Nos reuníamos os dados, procurávamos pelos nossos, se perdemos nas letras, no hospital de Kharkiv ele foi registado como Chor(n)iy. Chorniy. Choriy. Mas agora eu memorizei este apelido para sempre, nunca esquecerei.

O estilhaço o atingiu no olho direito e este imediatamente esvaziou-se. Batalha às 4h de manha. Pavló é franco-atirador. Com uma mão ele apertava a ferida e com outra balançava a espingarda de precisão SVD e atirava. Tanto quanto podia, o carregador lá é curto. Não se conseguia recarregar. Batalha, estrondo dos rebentamentos, gritos dos feridos. Imaginaram? Noite. Atiram de todas as direções. IMAGINARAM? ESTÃO COM MEDO?

O valente BTR-4E fugia do campo da batalha tão rapidamente, tão propositadamente, que amassou seriamente a cabine do GAZ-66 dos para-quedistas, e lá estavam as pessoas. Eles ficaram encravadas. Mas a batalha! A noite! E assustador, porque a cabine poderia ser atingida com granadas à qualquer momento.

Pavló disparou todas as balas, deixou a espingarda e correu para retirar os feridos. Ele apertando o olho furado com uma mão, RETIROU quatro pessoas! Ele não desistiu, e até ao hospital estava consciente. Brincando, pedia a horilka e um cigarro. Ficava indignado, ele, um atirador, como é possível, é pá, o olho direito! E apenas já no hospital ficou inconsciente.

O presidente da Ucrânia condecorou o Pavló Choriy com a ordem “Pela Bravura” do 3º grau. Pavló usa uma prótese temporária e já existe a esperança que ele será levado à França para receber a prótese permanente nos termos super-bonificados. Nos apenas temos que tratar dos seus documentos da viagem e comprar a passagem aérea. Temos o dinheiro para isso.

E todo o resto? Estão lá os meus pára-quedistas, que ficaram na frente da batalha. E precisam de coletes prova-de-bala/comida/cigarros/fardamentos/primeiros-socorros/sacos-cama/colchões da campanha. Óculos, aqueles mesmos que protegem os olhos.

Quer ajudar?

79ª Brigada aerotransportada especial:
PayPal: shaoshao32@gmail.com (transferência aos amigos/familiares)
Fotos: https://www.facebook.com/wings.phoenix.foundation

Sem comentários: