terça-feira, junho 17, 2014

OAT: batalha pela Felicidade

O comandante do "Aydar", tenente-coronel Serhiy Melnychuk
A pequena cidade ucraniana de Shchastia (Felicidade) nos arredores de Luhansk, foi libertada na noite de 14 de junho pelas forças do batalhão da auto-defesa territorial “Aydar”, compostas por 50 voluntários e com apoio da aviação ucraniana do grupo táctico Pivnich/Sever (Norte).

O combate começou às 1h00 de manha na entrada da cidade, quando “Aydar” (a unidade do Ministério da Defesa número V0624) tomou o posto de controlo terrorista e continuava até 7h00 de manha, quando foi tomada a colina defendida pelos separatistas, culminando com a libertação total da cidade. As unidades do exército com o armamento pesado só chegaram às 10h00 e continuam na localidade.
FA da Ucrânia na entrada de Shchastia
Nas vésperas, na cidade estavam cerca de 260 separatistas, no momento da chegada do “Aydar” continuavam apenas 180. Durante o combate foram liquidados 58 terroristas, dispersados cerca de 100 e feridos 2, ambos receberam a assistência médica. Os voluntários ucranianos tiveram 4 feridos, um deles grave, está na ventilação artificial dos pulmões. Um dos feridos é Taras Kovalyk, escuteiro de Ternopil, informa Hromadske.tv

De momento o batalhão “Aydar” está sob controlo total de Shchastia, criando a Administração militar da cidade, dado que polícia e SBU locais ou desertaram ou se passaram ao lado separatista e já não dominavam a situação. Os terroristas que ocupavam a cidade chamavam à si próprios de “9ª companhia” (em alusão ao filme homónimo russo sobre um grupo de soldados soviéticos no Afeganistão, na realidade, na sua maioria ucranianos). A imprensa russa noticiou a morte em Shchastia dos 50 “militantes”.

Batalhão “Aydar” libertou Shchastia (vídeo):
https://www.youtube.com/watch?v=fjqS4Qe_gV0

«Aydar»: tal pai, tal filho

Olexander e Volodymyr Kosolap se alistaram no batalhão “Aydar”, vindos da sua cidade natal, Shchastia. Volodymyr, inicialmente evacuou da cidade a esposa e três filhos, depois se apresentou no batalhão. O pai do Volodymyr, Olexander, vaio ao batalhão logo após a sua criação, mas não foi aceite por causa da idade, ele tem mais de 50 anos. Mas quando na unidade se inscreveu o filho, também aceitaram o pai.

Olexander atira melhor, fruto de maior experiência militar. Os dois calçam sapatilhas (calçado mais leve e mais cómodo no quente verão ucraniano), possuem as faixas azul-amarelas nos seus capacetes. Acima de tudo, eles queriam libertar a sua própria cidade dos separatistas. Acabaram por lá entrar com o batalhão “Aydar”, escreve a jornalista Nastya Stanko da Hromadske.tv

Como 50 voluntários do “Aydar” libertaram Shchastia (vídeo):

A caça popular dos traidores

O blogueiro Mikolay Cheppurnoy conta sobre a entrega dos separatistas à secreta SBU:
Tudo que restou dos terroristas
Ontem, na cidade de Shchastia, após a Guarda Nacional, veio o unidade do SBU de Kharkiv. E os moradores locais começaram ativamente entregar os separatistas. Entregaram absolutamente todos: quem estava no posto de controlo e os quem lhes trazia água de bicicleta. Contam que os levavam como os cachorros, acorrentados. Por isso, se os ditos “militantes” pensam que vão conseguir se passar pelos cidadãos pacíficos, estão muito enganados.

Combates em Sloviansk e Kramatorsk
Cidade de Kramatorsk, 16.06.2014
As fotos das cidades de Sloviansk e Kramatorsk após os combates ativos do dia 16.06.2014. Os terroristas continuam se instalar nos apartamentos dos cidadãos e nos telhados dos prédios públicos para provocar a resposta do exército ucraniano: http://novosti.dn.ua/details/227682

1 comentário:

Anónimo disse...

Recomendo a vc ler este blogueiro ucraniano:

http://anton-shekhovtsov.blogspot.com.br/