quinta-feira, maio 01, 2014

Ucrânia se prepara para o dia 1 de maio

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia declarou o adido naval da Embaixada da Rússia em Kyiv como a persona non grata devido às suas actividades incompatíveis com o estatuto do diplomata, segundo a convenção de Viena de 1961.

No dia 30 de abril, a secreta ucraniana SBU, em resultado de uma operação bem-sucedida de contra-espionagem, deteve o adido naval em flagrante, durante o contacto dele com o seu agente, muito em breve, o diplomata deixará a Ucrânia.

Segundo os dados da página da embaixada russa na Ucrânia, o posto do adido naval é ocupado pelo Kirill S. Koliuchkin, informa a TV 5.ua

Detido o vice-líder separatista de Sloviansk

A contra-inteligência do SBU, no decorrer da operação antiterrorista (OAT), deteve o cidadão ucraniano Igor A. Perepechaenko (1972), conhecido como auto-proclamado vice-chefe da municipalidade de Slovianks (região de Donetsk).

A informação do SBU indica que Perepechaenko está envolvido na organização das atividades separatistas e distúrbios em massa na região de Donetsk, acompanhadas de violência contra os cidadãos, pogroms, destruição de propriedade privada, resistência às autoridades com uso de armas ou outros objetos usados ​​como armas; captura de edifícios públicos, incluindo as administrações estaduais regionais de Donetsk, departamento distrital do Ministério do Interior e do Serviço de Segurança da Ucrânia.

Sabe-se que Igor Perepechaenko estabeleceu o contato com os membros do grupo de reconhecimento e sabotagem do GRU do estado-maior das FA da Rússia, liderado pelo “Stryelok” (cidadão russo Igor Girkin), e auxiliou o mesmo grupo na organização dos atos terroristas na região de Donetsk. Essas ações dos representantes dos serviços secretos da Rússia levaram à morte de um funcionário do Serviço de Segurança da Ucrânia, em cumprimento do seu dever.

No dia 22.04.14 viajando ao Moscovo num voo charter, Perepechaenko se encontrou com os jornalistas do “1º canal” da TV russa e também recebeu as instruções do curador dos serviços secretos estrangeiros sobre a propagação da situação atual no leste da Ucrânia. O curador também entregou ao Perepechaenko 19.000 USD e um telemóvel especial para as conversações encriptadas (no valor de cerca de 8.000 USD).

No regresso, Perepechaenko, foi detido pelo SBU no aeroporto de Donetsk; o dinheiro e engenho de encriptação foram apreendidos. O separatista prestou os primeiros depoimentos, brevemente será tomada a decisão sobre a medida de limitação da sua liberdade antes de julgamento, informa o serviço de imprensa do SBU.

Depoimento do separatista no YouTube:

Em Sloviansk, os separatistas dispararam contra o livro “Ucrânia não é a Rússia” da autoria do 2º presidente da Ucrânia, Leonid Kuchma. Falando com sotaque russo “federativo” e usando alguns palavrões os terroristas foram claros: “Isso é para ti pela traição do povo russo.” Os pontos que mais enfureceram os terroristas foram: a criação de uma moderna nação dos ucranianos e a personalidade do Hetman Ivan Mazepa. No caso do Mazepa, o ódio não mudou em nada nos últimos 200 e poucos anos...
O livro que enfureceu os terroristas
Os “manifestantes pacíficos” usaram no ato uma pistola com silenciador, informa Censor.net.ua
Nazis na Alemanha também não gostavam dos livros...

Sem comentários: