domingo, maio 25, 2014

Ucrânia: o dia do silêncio

O sábado é o “dia do silêncio” na Ucrânia, qualquer tipo de propagando eleitoral é proibido, para deixar aos cidadãos a possibilidade de refletir antes de eleger o novo presidente da Ucrânia e os presidentes dos municípios de Kyiv e outras 42 cidades, 27 vilas e 200 aldeias (ler mais).

O dia 24 de maio também foi rico em outros acontecimentos preocupantes e nada silenciosos. Nos arredores de Sloviansk foi ferido um jornalista francês, vítima de fogo separatista, além disso, morreram o fotógrafo italiano Andrea Roccelli e o seu tradutor russo Andrey Mironov. Também em Sloviansk os terroristas atacaram o posto de controlo ucraniano, em resultado dois militares morreram.
"Artur", membro do "Donbas" que ontem foi dado como morto
Os separatistas se queixam que a Guarda Nacional da Ucrânia tenta fechar o cerco dos terroristas em Luhansk. Ao batalhão “Donbas” voltaram dois militares, que ontem eram tidos como mortos, informa NB news.

Donetsk: a maratona de oração pela paz na Ucrânia

A tenda da maratona foi destruída pelos separatistas, que vieram armados até os dentes em três viaturas. Eles ameaçaram com armas os padres que lá estiveram, partiram a tenda e a atiraram ao rio. Os terroristas receberam as ordens expressas não tocar nos crucifixos, Bíblias e ícones. Depois eles ameaçaram fuzilar todos os ucranianos presentes, se estes se reunirem novamente. A principal reclamação dos terroristas era contra os símbolos da Ucrânia que as pessoas tinham nas mãos. Quando um dos presentes foi à administração estatal (ocupada pelos separatistas) para tentar negociar com eles, um dos separatistas disse que o via na companhia do Oleh Liashko (candidato populista presidencial), depois disso os separatistas o atacaram espancando, nas fotos (em cima) as suas traumas mais leves, escreve a blogueira Solomia Vitvitska.

Os terroristas estrangeiros em Donetsk


Na cidade de Donetsk foram vistos os terroristas do batalhão russo “Vostok” (Leste), com aparência de naturais de Cáucaso. Embora são tidos como chechenos, existe a informação segura do que estes são ossétas ou dagestãos, informa TSN.ua

Sem comentários: