quinta-feira, maio 29, 2014

O primeiro combate real do batalhão ucraniano “Donbas”

Voluntários do batalhão "Donbas" em 2014, nas vésperas da batalha
No dia 23 de maio de 2014, nos arredores da aldeia de Karlivka, na região de Donetsk, decorreu o primeiro combate real entre o batalhão ucraniano da defesa territorial “Donbas” e bando ilegal armado “batalhão Vostok”, composto por terroristas caucasianos e separatistas locais.
Faça click para ver vídeo
De manha cedo, se movendo em coluna de carros ligeiros e minibuses, um pelotão do batalhão ucraniano “Donbas” (25 pessoas) foi alvo da emboscada do bando “batalhão Vostok” (100 pessoas).

Batalhão “Donbas”: a unidade de autodefesa ucraniana, composta em 80% por civis. Armamento: armas automáticas ligeiras, granadas RGD, uma (!) espingarda de precisão SVD. 

Bando ilegal armado: “batalhão Vostok” (Leste): cerca de 80% dos mercenários do Cáucaso e 20% dos separatistas locais. Armamento: automático ligeiro, metralhadoras pesadas, RPG, 3 blindados BTR, grupo de franco-atiradores.

Perdas do batalhão “Donbas”: 5 mortos, 6 feridos, nenhum combatente foi capturado vivo. Bando ilegal armado “batalhão Vostok”: 11 morreram, 6 foram feridos.
Um dos feridos do batalhão, Bohdan Ptashnyk
Os combatentes do “Donbas” que tombaram na batalha:

1. Vasyl V. Arkhipov (31/10/1956-23/05/2014), nom de guerre “Ded” (Velhote), natural de Makiika, 57 anos, militar reformado, foi gravemente ferido, liquidou dois terroristas, foi metralhado pelos mercenários, quando preparava-se usar as suas 2 últimas granadas RGD.

2. Oleksiy Myroshnychenko (22/09/1977-23/05/2014), nom de guerre “Fedor”, natural da cidade de Donetsk, 36 anos para sempre, empresário, deixou o colete prova-de-bala aos camaradas, recebeu as garantias da assistência médica, foi desarmado, ferido e assassinado pelo polícia da unidade “Berkut”, vinda da Crimeia. Liquidou dois e feriu dois terroristas. Os terroristas arrastavam o seu corpo pelas ruas de vila, depois cortaram (ou imitaram a corte) o seu coração. A família conseguiu recuperar o seu corpo, o local da sua sepultura é mantido em segredo...
Oleksiy "Fedor" Myroshnychenko, 36 anos para sempre!
O corpo do Oleksiy Myroshnychenko é profanado pelos terroristas
3. Oleh Kovalyshyn (18/08/1978-23/05/2014), nom de guerre “Raider”, natural de Kyiv, 35 anos para sempre, especialista de TI, um dos principais autores da Wikipédia ucraniana (autor dos cerca 20.000 artigos e correções!). Liquidou um terrorista, foi mortalmente atingido pela granada. O seu corpo foi queimado pelos terroristas até 2018 não foi entregue à família, os terroristas usavam o corpo, afirmando se tratar de uma vítima dos ucranianos.
RIP Oleh Kovalyshyn "Raider"
4. Denis V. Ryabenko (2/12/1980-23/05/2014), nom de guerre “Ryaboy”, Donetsk, 33 anos. Liquidou um terrorista, cobriu a retirada dos camaradas, foi gravemente ferido, preservou a sua arma, chegou às forças ucranianas, mas morreu já no hospital.

5. Mykola V. Kozlov (24/06/1953-23/05/2014), nom de guerre “Matvey” (Mateus), 61 anos, natural da Rússia, major na reforma, ex-chefe da unidade da guarda-fronteira, cobrindo a retirada dos camaradas, atrasou o avanço do inimigo, morreu em combate.
O voluntário de "Donbas" mais idoso, 61 anos para sempre
No decorrer do combate, os separatistas por diversas vezes receberam os reforços, o seu número total chegou às 300 pessoas. O batalhão “Donbas” não recebeu nenhum reforço durante os cerca de 4h30 da batalha. Nenhum membro do batalhão foi capturado vivo, os que pensava-se poderiam ser capturados, ou morreram em combate ou se salvaram, conseguindo romper o cerco.
"Artur", um dos dois camaradas que rompeu o cerco separatista
Conclusão

Começou a segunda etapa da guerra. No território de Donbas se iniciou a mobilização em massa ao “exército” separatista, há entrada massificada de armas, em massa aparecem os mercenários estrangeiros. Iniciaram-se os diversos actos de selvajaria, perseguições às famílias dos líderes da resistência ucraniana, usam-se os rios de mentiras propagandistas ignóbeis.
46º Batalhão especial de assalto "Donbas-Ucrânia", parte da FAU, 2015-2018
Se queremos vencer, devemos, como dizia o clássico soviético, “aprender o ofício militar como deve ser”. Devemos passar pela sangue, sujidade, traição. Devemos construir o novo exército, polícia, SBU. Devemos criar o novo estado: moderno, forte, defendendo os seus cidadãos em qualquer parte do mundo.

O futuro é da Ucrânia.
Glória à Ucrânia!

Ajudar ao batalhão “Donbas”: http://facebook.com/teroboronaDonbass

Perdas ucranianas da Operação Anti-Terrorista (Guarda Nacional)

Durante o decorrer da OAT (nos dias 5-24 de maio de 2014), morreram 3 soldados da Guarda Nacional da Ucrânia e 31 foram feridos, informa o Ministério do Interior ucraniano.
Soldado da NGU, Bohdan Shlemkevych
Os nomes dos que tombaram pela Pátria ucraniana: alferes Viktor Dolinsky, soldado sénior Bohdan Shlemkevych (na foto em cima) e reservista Stanislav Zinchuk. Os feridos recebem os tratamentos médicos em diversas regiões da Ucrânia, informa Espreso.tv

Sem comentários: