quarta-feira, maio 21, 2014

Notícias da frente anti-terrorista

 
Nas últimas horas foram registados tiroteios e alguns bombardeamentos em Sloviansk, onde os terroristas continuam alvejar as forças ucranianas à partir dos bairros residenciais, edifícios habitacionais e até de apartamentos dos cidadãos. Exército, como de costume, responde com fogo pontual, tentando excluir as baixas entre os civis. Até agora consegue este objetivo, pois os últimos bombardeamentos das posições separatistas resultaram em apenas quatro feridos entre os civis.

Baixas separatistas

O jornalista russo Arkady Babchenko escreve sobre as baixas do lado terroristas, citando um dos separatistas que escreve do local dos últimos combates (fábrica de sal na entrada à cidade de Sloviansk).
Viatura modificada da Guarda Nacional da Ucrânia
Ao lado da fábrica de sal, entrada da cidade, perto das ruínas da fábrica química, na autoestrada Rostov – Kharkiv está o posto de controlo dos (separatistas), que controla a entrada na cidade. (As forças ucranianas) começam o combate com eles (separatistas), calculam as posições e atingem os com o grande calibre. Não são 100, mas dúzia duas dúzias dos mortos (separatistas)...

O mais triste que a tática está certa... Simplesmente trituram os combatentes (separatistas) com artilharia. Sair eles não podem – irão deixar passar até (bairro de) Cherepovka e aos pontes...

Jornalistas – terroristas

Na guerra, por vezes os terroristas se mascaram de jornalistas e estes últimos tomam a parte ativa nos combates. Como separar os inocentes dos culpados?

Escreve o jornalista português Nuno Rogeiro:

A guerra ucraniana em Sloviansk é especialmente complicada. Na noite passada, os grupos pró-russos dispararam de um jardim infantil e de um centro de acolhimento. Como responder, quando para-militares se alojam em edifícios civis?
jornalistas - terroristas...
Mas há mais problemas.

As forças especiais da Ucrânia capturaram, perto do aeródromo de Kramatorsk, um «comando» separatista à civil, equipado com o lança-mísseis antiaéreo portátil GROM E2, uma modificação polaca do Igla russo. Preparavam mais um ataque aos helicópteros que os ucranianos basearam na pista de Kramatorsk (4 Mi-24/35 «Hind» armados, 2 «Hind» de guerra electrónica, 6 Mi-8/17 «Hip» de transporte armado, 2 «Hip» de comando e 1 de ambulância).

A arma apreendida, muito eficaz, não existe nos arsenais ucranianos. Kyiv suspeita que se trata de mísseis capturados pelos russos na Chechénia, na região de Itum-Kalinsk ou em 2008 na Geórgia.

O mais bizarro em tudo isto é que o «comando» incluía dois jornalistas russos: Marat Saychenko e Oleg Sideakin, da «Life News» e do «Izvestia», que pareciam ter contratado com os separatistas à «caixa» o abate de aeronaves ucranianas.

Estranhos companheiros de caminho...

O Coronel I.B, da força aérea ucraniana, diz-nos que um dos interruptores do GROM (o «starter») foi substituído do original polaco para uma peça russa (no vídeo, a partir de 1:22).

Notícias permanentes de Sloviansk no twitter (em ucraniano e russo):
https://twitter.com/Sloviansk

Sem comentários: