sexta-feira, maio 30, 2014

Mentira como profissão – Ucrânia como alvo

Desde o início da revolução ucraniana, passando pela Maydan, anexação da Crimeia, apoio ao separatismo e mais recentemente, o envolvimento direto no conflito ucraniano, a imprensa russa mostrou-se altamente parcial, não ética e absolutamente fora da sua tarefa normal, informar o público sobre os factos e acontecimentos.

Não se trata de simples “engano” ou de um “erro” inocente, pois os “jornalistas” russos procuram as fotos ou vídeos convenientes nos seus próprios arquivos, manipulam as imagens, para no fim, tentar passar os acontecimentos na Síria ou na própria Rússia, pela realidade ucraniana. Não é nada fácil, achando nos arquivos as imagens dos anos passados, considerar, “por engano”, que são acabadinhas de chegar da Ucrânia...

Alguns exemplos bastante elucidativos, reunidos pelo blogueiro avmalgin:  

Nas redes sociais russas foi publicada a foto do Sloviansk “à arder” (em cima), bombardeada pelos “nacionalistas ucranianos”. O texto que acompanha a imagem afirma que são bombardeados os bairros residenciais “com as mulheres e crianças”, exortando defender estas mesmas míticas “mulheres e crianças”, sob a pena de ser considerado “não humano”.

Na realidade se trata da localidade Lac-Mégantic no Quebeque (Canadá), onde em julho de 2013, em resultado de um acidente ferroviário ardeu o comboio que transportava combustível (foto em cima).

A “jornalista” Ermina Kotandzhyan da TV «Life News» (a mesma que tinha dois «jornalistas» a transportar mísseis antiaéreos nos arredores de Sloviansk) escreve: “Eu não consigo conter as lágrimas /.../ Criança de 8 anos, ferida ontem no aeroporto”. Pode conter as suas lágrimas do crocodilo, Dona Ermina, a menina era uma das 9 crianças curdas atingida pelas forças do presidente al-Assad em Aleppo, na Síria.

O canal “Rossiya 1” mostra a imagem do homem, alegadamente, abatido pela Guarda Nacional da Ucrânia nos arredores de Donetsk. Na realidade o homem foi morto em 2012 pelas forças russas na república autónoma russa de Cabárdia-Balcária (a 2ª imagem foi propositadamente retocada, para conter menos detalhes, que denunciariam a sua proveniência de fora da Ucrânia).
Aconteceu em 2012 na Rússia...

TV "Rossiya 1" afirma que é a província de Donetsk na Ucrânia...
Mas as mentiras não param por ai, mais uma das grossas foi achada pelo jornalista português Nuno Rogeiro

Helicópteros ucranianos no Congo que imprensa russa "viu" em Donetsk...
Continua a mentira: na comunicação social russa oficial (RIA Novosti), ainda mal refeita da derrota das suas forças em Donetsk, ontem, diz-se que os ucranianos conseguiram vencer porque usaram uma artimanha vergonhosa: helicanhões pintados com as cores da ONU (branco e preto), como o da foto. O problema é que o Mi-24/35 da foto é das forças ucranianas no Congo (MONUSCO).

1 comentário:

Anónimo disse...

Os ucranianos do Paraná-Brasil estão torcendo e orando!!!! Caiam fora Russos!!!!