quinta-feira, maio 22, 2014

Censura militar soviética durante a II G.M.

Texto apagado foi proibido pela censura soviética
Os arquivos da secreta ucraniana SBU publicaram as cartas censuradas e confiscadas dos militares do Exército Vermelho e as próprias ordens de censura no seio do RKKA, que eram secretas naquele momento. Os documentos mostram um outro lado da guerra: o regime totalitário estava oprimindo mesmo aqueles que lutaram por ele. Sete décadas depois as cartas das pessoas comuns que haviam sido confiscadas pelo NKVD estão disponíveis aos  pesquisadores e todos os interessados.

Para assinalar mais um aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, o Arquivo do SBU compilou uma coleção de materiais de arquivo chamado: “As pessoas comuns da Segunda Guerra Mundial: pensamentos, humores, sentimentos”. A coleção é baseada em cartas, em particular as cartas de frente de batalha e cartas de casa, que mostram os sentimentos humanos nos tempos difíceis da guerra.

Naqueles tempos do regime soviético opressivo era proibido expressar pensamentos privados mesmo em cartas pessoais. Para evitar o pensamento livre foram criados assim chamados “pontos de correio móvel”. Lá, as cartas eram abertas e inspecionadas, os pensamentos ou palavras considerados “desnecessários” ou proibidos, no entender do governo soviético, eram apagados. Mesmo uma foto do soldado ferido ou aleijado não poderia ser recebida por seus parentes por causa de sua “inoportunidade” política ou militar.

Se as cartas dos militares continham as informações negativas, o desprezo, as ameaças, a decepção com as autoridades soviéticas ou declarações críticas, os seus autores eram imediatamente alvos de uma acusação criminal que poderia significar a prisão entre 10 à 15 anos.

Uma parte separada da coleção é composta por seleção de ordens sobre estabelecimento, funcionamento e funções dos acima referidos "pontos de correio móvel" em 1939-1945, bem como uma série de chamados “memorandos” – extratos das cartas proibidas, que foram apresentadas pelo NKVD à liderança do partido-estado para a sua análise.

Eu ordeno a censura de toda a correspondência recebida e enviada pelas unidades operacionais do Exército Vermelho e da Marinha. Todo o correio do Exército Vermelho: não registado, registado, cartas com valor declarado, telegramas e encomendas, deverá ser oficialmente aberto”, escrevia o Comissário do Povo da Administração Interna, Lavrentiy Béria.

As cópias dos documentos mencionados já foram entregues pelo Arquivo do SBU ao Museu Nacional da Grande Guerra Patriótica e aos Arquivo Eletrónico do Movimento de Libertação da Ucrânia (http://avr.org.ua).

Todos os interessados poderão ver e copiar os materiais de arquivo no Serviço de Informação do SBU que está aberto da segunda à sexta-feira, das 14:00 às 17, no endereço: Kyiv, rua Irynynska № 4, Tel: 00 380 44 2558224

Fonte:
http://www.sbu.gov.ua/sbu/control/en/publish/article?art_id=124941&cat_id=35317

Sem comentários: