sexta-feira, maio 02, 2014

Batalha pelo Sloviansk em curso

Como informa o blogueiro Dmitry Tymchuk do grupo “Resistência Informativa”, as forças ucranianas reiniciaram uma nova fase da operação anti-terrorista (OAT) em Sloviansk, na qual tomaram a maior parte da cidade.

Foram desbloqueados todos os 9 postos de controlo separatista, foi tomado o centro televisivo. Os separatistas estão se dispersar, mas ainda há resistência terrorista no sudeste da cidade.
Piloto ucraniano em poder dos separatistas
Durante a operação os terroristas estrangeiros abateram dois helicópteros Mi-24 das forças ucranianas, um piloto morreu, outro foi capturado pelos separatistas. Os terroristas, militares do exército regular estrangeiro, usaram os mísseis anti-tanque, dado que o disparo foi efetuado à uma distância de 1,5 km do alvo, informa o serviço de imprensa da secreta SBU.

“Resistência Informativa” informa também que o líder dos terroristas russos, Igor “Strelok” Girkin com os comparsas tentará sair da cidade (significa que Rússia decidiu não interferir militarmente).

A liderança separatista dissolve a sua estrutura de comando e forma uma semelhante na cidade ucraniana de Horlivka, comandada pelo terrorista conhecido pela alcunha de “Abwehr” (Sic!). Dmitry Tymchuk acaba de informar que o terrorista “Abwehr” recusou-se a tomar o comando e também tenta abandonar a cidade. As forças ucranianas estão tentar detê-lo.

Os separatistas tentam organizar o escudo humano, formado pelos moradores locais para impedir o avanço das forças ucranianas. SBU também informa que os terroristas alvejaram o helicóptero do Ministério das Situações de Emergência, que veio para socorrer os pilotos militares, um dos médicos foi ferido.

2 comentários:

Anónimo disse...

Uffa! Finalmente um notícia boa.
claudio - curitiba - Brasil

Anónimo disse...

Eu acho que diante das circunstancias a parte igreja ortodoxa na Ucrania que ainda e ligada ao patriarcado de Moscou, deveria romper imediatamente com Moscou e criar uma igreja nacional.