terça-feira, maio 06, 2014

Batalha pelo Sloviansk em curso (II)

A batalha pela cidade de Sloviansk prossegue. Os rumores não confirmados dão 30 mortos e dezenas de feridos entre os separatistas e 5 mortos e 30 feridos entre os militares ucranianos.

Por: Nuno Rogeiro (SIC, “Sociedade das Nações”)

A cidade martirizada (de 120 mil pessoas) escapou em larga medida à destruição, mas o que se vai encontrar no centro, em torno da ex-sede do SBU, não será bonito. O comando ucraniano diz ter lutado contra 7 companhias secessionistas, uma delas formada pelos homens do destacamento dos cossacos russos «Os lobos de Terek».

O exército ucraniano diz que progrediu lentamente porque havia muitos "escudos humanos" civis, enquanto que os separatistas acusam Kyiv de usar «mercenários».

Uma outra mentira dos separatistas russos: o major e o capitão do helicóptero abatidos sobre Sloviansk tinham sido abandonados cobardemente pelos seus camaradas (na foto em baixo).

Como se explicou aqui, o sobrevivente de um dos Mil Mi-24 abatidos, o capitão Euvgeniy Krasnokutsky, não foi abandonado (o outro ocupante, um major, morreu na queda). Foi capturado pelos separatistas, muito ferido, depois de o seu aparelho cair em área controlada pelos russos. Levado para interrogatório para um centro hospitalar, começou a ser procurado pelos Mil Mi-8 de CSAR (busca e salvamento em combate) do exército ucraniano, a partir do localizador que tinha incrustado no uniforme (e que não foi detectado pelos separatistas).

O mesmo militar foi agora encontrado por uma das patrulhas de combate e resgatado. Ao lado da sua liteira improvisada estavam cinco pilotos ucranianos mortos em resultado do abate dos helicópteros pelos separatistas, três deles são identificados de momento. Neste momento o capitão está ser tratado no Centro Medico-Militar Clínico da região norte. 

O comboio blindado dos separatistas

O comboio de transporte de carvão foi transformado e fortificado numa estação controlada pelos terroristas, carregado de armas e equipamento, e enviado de centro de comando em centro de comando, dado que as estradas estão cortadas pelo exército. Após receber as informações do terreno, dois Mil Mi-24 ucranianos entraram em acção, posto o comboio fora da circulação (FOTO).

Entretanto, a Ucrânia perdeu nas operações mais um helicóptero do 3º regimento aéreo de Brody (8º Corpo do Exército), mas sem nenhuma vítima mortal, nem pilotos capturados. Na estrutura ucraniana, os helicópteros de combate e apoio logístico fazem parte do exército de terra.

O blogueiro Dmitry Tymchuk do grupo “Resistência Informativa” informa que neste momento o número dos terroristas à lutar contra as forças ucranianas na zona de Sloviansk pode chegar aos 1500 unidades.

Batalha de Semenivka (nos arredores de Sloviansk)

Na batalha de Semenivka (1 km fora de Sloviansk) os terroristas tiveram muitas baixas.

 A nossa unidade de 25 pessoas caiu em duplo cerco – grita o terrorista armado. – Foram usados contra nós as metralhadoras, lança-granadas e canhões de grande calibre. – O nosso comandante está morto. De 25 pessoas, apenas cinco saíram de lá, cita as suas palavras Censor.net.ua

“Recusada a entrada na Ucrânia”

A guarda-fronteira da Ucrânia introduz uma nova identificação (carimbo): “Recusada a entrada na Ucrânia”. A medida é pensada para garantir a segurança nacional e impedir a entrada na Ucrânia de radicais que atravessam a fronteira para participar nas ações anti-ucranianas. A inovação permitirá a mais rápida identificação de pessoas que já foram impedidos de cruzar a fronteira do estado nas suas repetidas tentativas de entrar na Ucrânia, escreve Hromadske TV

Bônus

Os acontecimentos de Odessa, dia 2 de maio de 2014:
Os separatistas com faixas vermelhas atiram os coquetéis incendiários do telhado do edifício dos Sindicatos

Sem comentários: