sexta-feira, maio 09, 2014

Ataque separatista contra Mariupol

Nas primeiras horas de manha do dia 9 de maio, um grupo de terroristas, aramado com espingardas automáticas, metralhadoras e RPG, sem nenhumas exigências prévias, atacou o Departamento do Ministério do Interior da cidade de Mariupol (na foto em cima). Começou a batalha que prolongou-se por horas e que foi marcada pela violência assinalável.

Escreve o Ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov:

A batalha se transformou em combate de larga escala; com a chegada dos reforços por parte das forças armadas e da unidade “Ómega” da Guarda Nacional. O combate, em que participou a Guarda Nacional, exército, unidade especial do ministério do interior “Azov”, uma grande parte do grupo terrorista foi aniquilada. Uma parte considerável dos atacantes, deixando as armas, desapareceu nos bairros habitacionais da cidade.

Balanço de baixas: do lado terrorista pró-russo: 20 mortos, 30 feridos, 4 capturados. Do lado ucraniano, 2 mortos (entre eles, o vice-comandante da milícia territorial de Dnipropetrovsk, Serhiy Demydenko) e o soldado Oleh Eismant da sua unidade, 5 feridos, 1 raptado (Valery Andrushuck, o chefe da polícia). Diversas fontes informam que os terroristas (alegadamente os tchetchenos), profanaram o corpo do comandante Demydenko, cortando lhe nariz e orelhas, vazando os seus olhos...

Os terroristas não deixavam retirar os feridos
https://www.youtube.com/watch?v=QLIvfpED4GE

O candidato presidencial Oleh Liashko, na zona de combates de momento, informou na sua sua página na rede VK sobre o rapto do chefe da polícia da cidade, Valery Andrushuk (na foto em baixo).

Ele não traiu o juramento e manteve-se até as últimas, - disse Liashko. – Do edifício da polícia em chamas o tentou salvar um ex-polícia. O seu carro foi barrado pelo jipe, os bandidos deram a facada no motorista, Andrushuk foi empurrado para a bagageira e levado em direção desconhecida.”

O mesmo Liashko informou que o franco-atirador matou o vice-comandante da brigada de Dnipropetrovsk, Serhiy Demydenko e gravemente feriu o comandante da Guarda Nacional, Serhiy Savinskiy, escreve a página do município de Mariupol.

Selvajaria separatista

Outro defensor da Ucrânia, já morto, foi roubado pelos separatistas. Eles levaram o seu colete prova-de-bala (a bala mortífera o atingiu de lado), as chaves do seu carro (mas não conseguiram localizar a viatura), roubaram o dinheiro (a criatura na foto colocou as notas de 200, 500 UAH no seu bolso). Quando as testemunhas começaram gritar para que ele devolvesse o dinheiro, o selvagem respondeu que o “oferecerá ao orfanato”. Enfim, as verdadeiras fuças do separatismo do leste...

As informações vindas de Donetsk indicam que os separatistas armados atacaram um sanatório, usado como a base da Guarda Nacional da Ucrânia (ex-tropas do Interior). No ataque usam-se as armas automáticas, informa Hromdaske.TV

Sem comentários: