sábado, abril 26, 2014

Ucrânia: unidos com o Governo contra a invasão russa

Um novo inquérito (PDF) na Ucrânia, divulgado pelo IRI, constatou que, embora haja divisões no país, a oposição à intervenção militar russa permanece elevada, os eleitores em todas as regiões estão ansiosos para a próxima eleição presidencial e, apesar da crise continua, a confiança pública no governo permanece estável.

A ocupação da Crimeia pela Rússia impediu que as respostas dos moradores da península ucraniana fossem incluídas neste inquérito.

Unidos contra a invasão

Apesar da propaganda russa, uma grande maioria dos ucranianos (85%) se manifesta contra a tentativa da invasão da Ucrânia: 97% no Ocidente, 94% no Centro, 69% no Leste e 75% no Sul. Além disso, 68% dos cidadãos ucranianos falantes do russo são contra a intervenção moscovita.

Os 88% dos respondentes não vêem nenhuma necessidade da Rússia proteger os russos étnicos: 98% no Ocidente; 95% no Centro; 73% no Leste e 86% no Sul. Além disso, 73% dos respondentes querem que Ucrânia continua como o país unitário e que tenha um governo centralizado.

Eleições do dia 25 de maio de 2014

Apesar dos 64% dos respondentes acreditarem que Rússia tentará tudo para anular ou destabilizar as eleições do dia 25 de maio, 84% dos inquiridos irão votar: 91% no Ocidente; 92% no Centro; 79% no Leste e 62% no Sul.

O apoio ao industrial Petró Poroshenko cresceu para 29%, Yulia Tymoshenko tem 13% das intenções, Serhiy Tihipko (ex-Partido das Regiões) tem 6%, Mykhailo Dobkin (candidato oficial do Partido das Regiões) – 5%), o populista Oleh Lyashko e comunista Petró Symonenko 4% cada um.

Na eventual segunda volta que opunha Poroshenko e Tymoshenko, 41% votaria Poroshenko; 15% Tymoshenko; 21% contra ambos; 12% não votaria e 11% ainda não se decidiram.

Confiança no Governo em funções

Apesar da difícil situação política, económica, social e militar, a confiança no Presidente Olexander Turchynov subiu de 42% para 46% (desde março); os 52% (47%) aprovam o desempenho do primeiro-ministro Arseniy Yatsenyuk.

Escolha pró-Europa

Os 53% dos inquiridos aprovam o rumo pró-europeu do atual governo ucraniano, 54% votariam hoje favoravelmente a adesão à UE num possível referendo sobre o assunto.

Metodologia do inquérito

Foram abrangidas todas as regiões da Ucrânia (excluindo a Crimeia); nos dias 3-12 de abril de 2014 foram inquiridos 1,200 residentes do país, maiores de 18 e com direito de votar. A margem de erro não excede 2,8%, o rácio de respostas é de 65%.

Fonte:

Bônus

Informação positiva do Dmitri Tymchuk (Resistência Informativa):

1. Polícia de trânsito da Ucrânia baixou o preço da carta de condução de 198 para 108 UAH (17,39 – 9,49 USD).
2. O Ministro da Infra-estrutura, Maksym Rybak informou que no dia 5 de junho Ucrânia assinará o acordo do “Ceu Aberto” com a UE, o que significará a chegada das companhias europeias low-cost e aumento das oportunidades aos transportadores civis ucranianos.
Os novos vistos aos EUA
4. A embaixada dos EUA começou a emissão dos vistos de duração de 10 anos aos cidadãos da Ucrânia (anteriormente o visto mais extensivo era de 5 anos).

5. A secreta ucraniana SBU deteve um dos coordenadores separatistas, alcunha “Topaz” e o colocou no isolamento investigativo (SIZO), dado que anteriormente essa criatura não soube respeitar a colocação da pulseira eletrónica.

Sem comentários: