terça-feira, janeiro 28, 2014

Maydan: a pequena vitória

No dia 28 de janeiro, o Parlamento da Ucrânia (Rada Suprema) votou a anulação das leis ditatoriais, adotados em 16 de janeiro (proibição de circular com mais 5 viaturas em coluna, se reunir com mais de 3 pessoas sem a permissão da polícia, etc.).

Hoje também resignou o primeiro-ministro Mykola Azarov (alvo de inúmeras piadas originadas pela sua incapacidade mental de aprender a língua ucraniana). O povo ucraniano parou a ditadura antes da mesma iniciar, em pleno, o seu mecanismo da repressão, escreve o blogueiro georgiano Cyxymu.

Com os votos favoráveis de 296 deputados; 3 contra; 12 abstenções e 97 não votantes; a decisão foi oficialmente tomada.

No entanto, essa decisão não irá ressuscitar os ativistas mortos, embora provavelmente poderá salvar algumas pessoas desaparecidas. Em geral, os ativistas não confiam no governo; a ideia que se paira no ar é a necessidade da mobilização total e contínua.

Heróis tombadas pela Revolução de 2013-2014. Glória aos Heróis!
Pois, como mostra o vídeo que se segue, no edifício da Administração Estatal de Dnipropetrovsk, o poder ucraniano distribui os equipamentos ofensivos e oferece os incentivos aos titushky (marginais usados pelo poder), para que estes ataquem os manifestantes pró-democracia:

Sem comentários: