quarta-feira, dezembro 11, 2013

Três milagres da Revolução ucraniana

Hoje me aconteceram três coisas.

por: Fedor Sivtsov (jornalista da TV STB)

1. Eu acreditei em Deus.

Quando “Berkut” rompeu as barricadas e começou empurrar as pessoas, quando as mulheres e crianças se juntaram no palco e quem não conseguia caber lá ficou ao seu redor. E as pessoas rezavam e aguentavam com últimas forças para não chorar de impossança e de medo. Então na noite tocaram os sinos. E este som significou a esperança. Neste momento eu acreditei em Deus.

2. Eu me tornei nacionalista.

Quando eu vi estes soldados – os meus compatriotas, aqueles que deveriam personificar a Lei, aqueles que deveriam defender a Lei no meu país. Executando uma ordem estupidamente horrível que defende os interesses de apenas uma pessoa – o presidente do país vizinho (o nosso presidente neste país, de qualquer maneira, ninguém reconhece), eles avançavam contra os manifestantes pacíficos – crianças, mulheres, velhos e eles eram indiferentes.

Quando do palco gritaram: “fomos ouvidos! De todo o Kyiv as pessoas chegam até nós!”. Olhei para trás e no espaço vazio vi uma multidão sem fim de pessoas – ucranianos que não são indiferentes ao destino dos seus concidadãos. Concidadãos simples, que saíram para se manifestar em defesa da população civil.

Naquele momento me tornei nacionalista.   

3. Me libertei do medo.

Quando eles cercaram a praça e empurravam-nos. Quando as forças escasseavam, quando nós juntando-se em multidão, conseguindo repostar, e se não fazer-lhes frente, pelo menos conter o fluxo destes canalhas.  

Naquele momento eu me livrei do medo.

Acreditem, eu não sou o rapaz mais destemido e mais imprudente neste país. Mas hoje eu novamente irei ao Maydan. Por essa noite, por estas pessoas, pelo orgulho de ser uma nação unida – pelo orgulho que nos defendemos nesta noite.

E exorto vocês se livrarem das dúvidas e do medo e irem comigo.

Connosco é Deus, connosco estão a honra e força, connosco estão as PESSOAS! Connosco está Ucrânia.
Juntamente até a vitória! Juntamente até a vitória!    

E mais –

Glória à Ucrânia!

Bônus:

Hoje (11.12.2013) o maquinista de metro de Kyiv (linha vermelha) usou o intercomunicador para contar às pessoas os acontecimentos do Maydan e os exortar à sair na estação “Teatralna” para apoiar e se juntar à Revolução, escreve agência UNIAN. Existe a informação não confirmada do que o maquinista foi suspenso, mas ninguém poderá suspender a Revolução.

A “Marcha de Milhões de Kyiv” em fotografias (24):

Nas Internet ucraniana circulam as fotos dos escudos, alegadamente, abandonados pelos soldados da tropa do interior, deixados na Maydan, em recusa de cumprir as ordens ilegais do poder. Iremos verificar a veracidade da notícia: 

Sem comentários: