quarta-feira, dezembro 11, 2013

Revolução ucraniana sob ataque final

Nesta noite (11.12.2013) o poder ordenou o ataque completo conta o movimento pró-Europa. Maydan sangra, mas resiste, Europa não passa das palavras vazias (representante da EU apenas “tenta” entrar em contacto com os comandantes da polícia de choque).

O gás lacrimogênio foi usado ao lado do edifício dos Sindicatos da Ucrânia (onde funcionam as cozinhas e estado-maior do Maydan), para já o edifício foi defendido. Polícias se preparam para atacar o edifício do conselho municipal de Kyiv (administração estatal), os seus defensores enchem a calçada de água para dificultar a progressão da polícia de choque; começou o ataque contra administração estatal (cortaram a energia elétrica); polícia de trânsito fechou o centro da cidade ao trânsito de viaturas.
TV Hromadske (Comunal)
TV Hormadske
Diversas barricadas (últimas) no quarteirão do Governo foram atacados, algumas sobreviveram ainda, mas uma parte do Maydan foi perdida.

Os taxistas levam as pessoas ao Maydan gratuitamente; os que estão no Maydan pedem leite e sumo de limão (limões) por causa do gás lacrimogênio. Maydan não se rende, mas eventualmente não resistirá por mais tempo; neste momento a quantidade dos seus defensores é avaliada em 15.000 pessoas, maioria jovens estudantes; temperaturas rondam – 10ºC, pode cair até –15ºC.

Mais uma vez Eugeni Mouravich da RTP faz a propaganda em vez de jornalismo. Desde 2004 Mouravich desinforma os telespetadores, tomando as posições claramente parciais e pendentes para o lado do poder atual ucraniano e pessoalmente presidente Yanukovych.

1 comentário:

Luiz G. Souza disse...

O Maydan pode cair, mas a bravura dos sublevados sobreviverá para sempre na memória dos ucranianos como a "Revolução EuroMaidan"!... Que Deus guarde a todos e lance uma fagulha de bom senso na mente de Viktor Yanukovich!