domingo, dezembro 01, 2013

Esperança e violência em Kyiv

No dia 1 de dezembro entre 250 a 500 mil ucranianos ocuparam o centro de Kyiv para mostrar ao poder o seu apoio à Europa e repúdio pela violência retrógrada do atual poder ucraniano.

Logo pela manha os desconhecidos, usando uma retroescavadora tentaram atacar a administração presidencial. Dado que as retroescavadoras não são fáceis de esconder na cidade, as pessoas desconfiam que é uma ação dos provocadores pagos pelo governo, para poder justificar a resposta armada do poder ucraniano.


Vídeo do ataque pode ser visto aqui: http://5.ua/67648

Vitaly Klitschko com o megafone na mão pediu às pessoas para irem à praça de Independência, explicando que a provocação foi organizada apenas para permitir declarar o recolher obrigatório em todo o país. O vice-chefe do grupo parlamentar do VO Svoboda, Olexiy Kayda, foi ferido na cabeça quando os membros do seu partido evitaram a luta entre manifestantes e polícia de choque em frente da administração presidencial. Os desconhecidos o feriram na cabeça com alguma gravidade usando um tijolo, escreve Svoboda.org.ua

Na internet foi publicada a foto de uma mulher (jovem) caída no chão, sobre qual estava curvado um dos polícias de choque. É desconhecida o seu destino posterior. Ao mesmo tempo se procura Kalyuzhna Inna Yaroslavivna, nascida em 1998, natural da cidade de Okhtyrka, província de Sumy, escreve Uainfo.org


Oito generais do exército e da polícia se manifestaram publicamente contra o regime do Yanukovych, condenando as ações de “Berkut” no ataque contra os manifestantes no Maydan europeu. Eles dizem que o sucedido é contrário a todas as leis da Ucrânia e da Constituição. Generais também expressaram o seu “total apoio” aos ucraniano que fazem valer os seus direitos, informa Expres.ua.

A polícia de choque se recusa atacar os manifestantes em Lviv, Ivano-Frankivsk e Ternopil, os primeiros foram polícias da unidade especial de Lviv.

Em Kharkiv, milhares de pessoas ocorreram ao monumento do Taras Shevchenko para mostrar que apoiam Kyiv e Europa, 15 fotos do certame podem ser vistos AQUI.


A “Rádio Liberdade” ao vivo da praça Mykhaylivska de Kyiv:

Sem comentários: