segunda-feira, dezembro 02, 2013

As notícias da Euro-revolução ucraniana

Boas notícias:

Realmente, polícias de Kyiv escondiam os manifestantes nos seus carros de patrulha, protegendo os da fúria cega da polícia de choque. Também parece que não haverá os tanques, o exército não tem quem os pode conduzir, escreve a jornalista e blogueira Mariana Pietsukh.

As tropas do Ministério de Interior fogem da praça de Independência com as palavras “Nós não somos “Berkut”

Oposição anuncia o início da revolução e a greve nacional, escreve Focus.ua; 3º deputado deixa o Partido das Regiões.

Fotos da praça de Independência (1.12.2013):
 
Mosteiro de Mykhaylivskiy com o povo
Fotos da praça Mykhaylivska (manha do dia 1.12.2013): http://www.day.kiev.ua/uk/photo/mihaylivska-ploshcha-1-grudnya-ranok-foto
 
Ocupação da Administração Estatal de Kyiv na manha do 1.12.2013
A polícia prometeu a reocupação da Administração Estatal de Kyiv, ocupada pelos manifestantes na manha do dia 1.12.2013, até a manha do dia seguinte essa reocupação não aconteceu.

O deputado do parlamento ucraniano pela VO Batkivshyna (da Yúlia Tymoshenko), Andriy Parubiy (na foto em cima) escreve que às 5h15 de manha do dia 2.12.2013 a praça de Independência está em alerta e contínua de pé, foram erguidas as barricadas, os jovens cantam o hino nacional e dançam, os homens guardam o perímetro do Maydan.

Más notícias:  

Foi agredido pela polícia de choque (com o traumatismo craniano) o deputado do parlamento pela VO Svoboda Andriy Mishenko nas imediações da presidência, quando ele defendia os jornalistas perante a brutalidade policial.
Canhões de água em Kyiv
Nas ruas de Kyiv foram vistos canhões de água, informa Comments.uaPolícia de choque agride as pessoas em defesa do monumento do Lenine no centro de Kyiv: http://petro-tronko.blogspot.com/2013/12/blog-post.html

Existe a informação sobre o ataque da polícia de choque contra o edifício da União dos Escritores da Ucrânia que resultou em mobília partida, sem confirmação ainda.

Sem comentários: