terça-feira, outubro 29, 2013

Moscovo recorda as vítimas do estalinismo

Em 29 de outubro, nas vésperas do Dia da Memória das Vítimas das Repressões Políticas em Moscovo decorrerá a leitura pública dos nomes das vítimas de Grande Terror estalinista, que durará das 10h00 às 22h00 (entre 1937 a 1938, mais de 30 mil pessoas foram assassinadas somente em Moscovo).

Todos os que desejam participar na leitura desses nomes poderão vir à Praça Lubyanka (quartel do NKVD-KGB), para se reunir em torno da Pedra de Solovki. Os nomes dos fuzilados, sua idade, profissão e a data do fuzilamento serão lidos publicamente.

Como explicam os organizadores: “Se quisermos superar todas as coisas totalitárias, que estão em nós, e permitir à florescer todas as coisas livres que estão em cada um de nós, então, inevitavelmente, mais cedo ou mais tarde venhamos à pedra de Solovki para ler os nomes dos executados”.


O dia do prisioneiro político na URSS foi criado em 30 de outubro de 1974 pela iniciativa do Kronid Lyubarsky e outros prisioneiros políticos soviéticos que assinalaram o dia com greves de fome e acendimento das velas em memória das vítimas inocentes do comunismo. Em Outubro de 1991, o Conselho Supremo (parlamento) da Rússia reconheceu oficialmente o dia, o colocando no registo de datas estatais.

A página www.october29.ru fará a transmissão em direto da Praça Lybyanka, os que querem participar poderão tirar todas as suas dúvidas ligando para + 7 495 699 9776 ou escrevendo para october29@memo.ru / natalia.petrova@gmail.com

Os interessados também poderão se inscrever para o passeio em redor da Lubyanka e da Pedra de Solovki para poder ver os locais dos primeiros campos de concentração soviéticos, os locais dos fuzilamentos, os locais onde estes crimes eram decididos, entre outros: inscrever-se para o passeio

Ler mais:
http://october29.ru/wp/return-of-the-names

Sem comentários: