terça-feira, outubro 01, 2013

80 depoimentos sobre Holodomor ucraniano

No dia de Memória das Vítimas do Holodomor, 23 de novembro de 2013, foram divulgados 80 depoimentos em vídeo dos sobreviventes do genocídio soviético na Ucrânia de 1932-1933.

por: Cristina Bondareva

O projeto é o resultado do esforço conjunto do Congresso dos Ucranianos do Canadá (http://www.ucc.ca), Congresso Mundial Ucraniano (www.ukrainianworldcongress.org) e Centro Ucraniano Canadense de Pesquisa e Documentação (http://www.ucrdc.org).

Todos os dias, na página do projeto, http://sharethestory.ca, era colocado um depoimento para que até o dia 23 de novembro sejam vistos exatamente 80 depoimentos.

A realização do projeto foi possível graças à doação em memória de dois meninos ucranianos, Vasyl e Sashko, o irmão deles Mykola sobreviveu o Holodomor e nunca irá esquecer que dois dos seus irmãos morreram de fome na primavera de 1933 na aldeia de Kozatske, na província de Sumy.

Até hoje, a página já tem 24 depoimentos com as legendas e tradução em inglês e russo.

São histórias de pessoas singulares, que hoje vivem em diversos locais do mundo e que permitem compreender a vida dos muitos que sobreviveram à política do genocídio, que foi realizada para exterminar a nação (ucraniana). Somos gratos às testemunhas do Holodomor que partilharam connosco estas histórias, que lhes são tão dolorosos de relembrar”, explicam os organizadores do projeto.



Para recordar o trágico 80º aniversário do Holodomor ucraniano, a Fundação do Genocídio Ucraniano – EUA (http://www.ukrainiangenocide.com) anunciou uma série de eventos dedicados à memória das vítimas do Holodomor. Nomeadamente, o Comité Congressista Ucraniano da América (http://ucca.org) pediu aos ucraniano-americanos para ajudar na localização das testemunhas do Holodomor que vivem nos EUA.

Fonte:

Sem comentários: