terça-feira, maio 07, 2013

Segunda-feira molhada em Lviv na Ucrânia


De acordo com a tradição cristã ucraniana, o primeiro dia após a Páscoa, que é chamado de segunda-feira de Páscoa ou segunda-feira molhada, é comemorado de uma maneira especial, mas nem sempre acompanhado pelo devido respeito e civismo.

Antigamente, os jovens flertavam com as meninas, polvilhando-as com água perto da igreja. Atualmente, para certas pessoas, esta tradição tem um caráter violento. Tomando celebrações como uma desculpa, os jovens formaram grupos de 20-30 pessoas e começam a “caça”. E não apenas as meninas que eles perseguem como suas “presas”. “Mulhação” com a água se transformou em banhos violentos e brutais com água fria. Junto com a água, os jovens “criminosos” deixam transparecer a sua raiva e instintos animais. Eles se sentem como mestres das ruas, ignorando os pedidos de suas “presas” e ameaçando as testemunhas, alegando que é uma tradição nacional. Apesar de seu comportamento violento e cruel, os jovens “criminosos” escapam à polícia e à punição.

As fotos do Yurko Dyachyshyn são de 2009, 2010, 2011:

Blogueiro

É impossível não notar algumas semelhanças entre este comportamento, mais ou menos malandro demais, com o comportamento dos heróis do romance “Capitães de Arreia” do Jorge Amado, embora o caso ucraniano é muito mais soft…

Sem comentários: