sábado, maio 25, 2013

O “porco-ovelha” homenageado na Ucrânia


Mangalitsa é uma raça de porcos, originária principalmente da Hungria e dos Balcãs. Pertence a raças de porcos europeus não melhoradas (tal como o porco negro ibérico e o porco alentejano) que são descendentes diretos das populações de javalis selvagens.

O nome da raça também é grafado como Mangulica, Mangaliza, Mangalica em húngaro, Mangaliţa em romeno, Mangalitza ou Wollschwein em alemão, em inglês é conhecida como “sheep-pig”.

Na Hungria a raça é protegida pela Lei na qualidade de animal endógeno. Na Ucrânia Mangalitsa é uma novidade. Um dos empresários que apostou na criação da raça foi o farmeiro Volodymyr Homyak de Transcarpátia, que importou os seus porcos da Áustria.       

Dos porcos “normais” a Mangalitsa difere pela sua pelugem encaracolada, caráter calmo e carne mais gorda e mais saborosa. A raça não necessita de muitos cuidados com alimentação e facilmente suporta os frios de Inverno. Os porcos comem quase tudo, incluindo aquilo que acharem na natureza, embora os donos os alimentam com batata e abobora, legumes que corrigem e melhoram o sabor da sua carne. Com o cuidado mínimo, os porcos Mangalitsa podem chegar aos 400 kg de peso, escreve a página especializada Mangalicahru
foto@foursquare.com
Na aldeia ucraniana de Botar, situada na Transcarpátia e famosa pelo seu museu e festival de Lekvár, recentemente foi construído o monumento em homenagem ao porco Mangalitsa.

2 comentários:

Anónimo disse...

http://pt.euronews.com/2013/05/25/ucrania-vive-primeira-manifestacao-gay/

Anónimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/05/1284511-estatua-celebra-casal-de-guerra-separado-durante-60-anos-em-kiev.shtml