quarta-feira, maio 22, 2013

Fascismo estatuído na Ucrânia

foto@ Vladislav Sodel

O espantalho do “fascismo” ultimamente é largamente usado na Ucrânia para justificar o injustificável e encobrir os diversos comportamentos condenáveis e até criminosos da atual elite reinante ucraniana.

No entanto, se o fascismo existe no país, este fascismo provêm e é fomentado pelo Partido das Regiões, que usa a sua liga juvenil, chamada de “Jovens Regiões”, como verdadeira “tropa de assalto”, ao estilo do 3º Reich…

Vejamos o comício “antifascista” da juventude regionalista em Kyiv, no último dia 18 de maio de 2013

No vídeo podemos ver como os marginais afetos ao Partido das Regiões atacam a jornalista do 5º canal da TV ucraniana, Olha Snisarchuk, e o fotógrafo do jornal Kommersant, Vladislav Sodel.

O agressor da jornalista, Vadym Tytushko (20), conhecido no mundo marginal como “Romeno”, nega a sua ação, alegando que a jornalista “caiu sozinha”.   

Por enquanto, o agressor foi detido pela polícia, mas a sua ação já foi qualificada pela polícia ucraniana como “holiganismo”, artigo do Código Penal da Ucrânia que pode resultar numa pena de prisão efetiva entre 4 à 5 anos. No entanto, inicialmente, este caso criminal foi aberto ao abrigo do artigo 125º, 1ª parte, “ferimentos leves intencionais” e artigo 171º “obstrução do trabalho dos jornalistas”.

Recordaremos que no último dia 18 de maio em Kyiv, os desconhecidos, trajados de fatos de treino (a “uniforme” habitual da marginalidade pós-soviética), atacaram os jornalistas Olha Snisarchuk e Vladislav Sodel, agredindo os com a gravidade severa. A polícia de segurança pública, presente no local, não defendeu os jornalistas, nem usou os registos fotográficos e de vídeo para prender os agressores.

Foram os próprios jornalistas que conseguiram identificar o principal agressor, morador da cidade de Bila Tserkva, Vadym “Romeno” Tytushko, que nega a sua ação nestes termos:
Vadym Titushko, foto@Vladislav Sodel/Facebook.com

Sou acusado de espancar a mulher jornalista […] Isso não aconteceu, eu vos garanto. Uma mulher estava de pé, abanava o telefone na minha frente, filmava e eu sou pessoa não pública, eu não gosto quando me filmam […] Eu essa menina, tipo… não a bati de todo. Eu só a empurrei com a mão, de modo que não houvesse movimentos desnecessários, não houve nenhum espancamento, nem o seu, nem do seu camarada. Eu, pessoalmente, propriamente vi como esta jovem simplesmente tropeçou e caiu. Nós, com os rapazes corremos, a rodeamos, para que ela não seja espezinhada pela massa das pessoas […] Eu não tenho a educação para bater numa mulher, se eu a bater pelo menos uma vez, tipo, como deve ser – os rapazes me entendem […] ela no mínimo teria uma nódoa negra. Por que ela não tem?”, cita as declarações do jovem marginal a edição Telekritika.ua

p.s.
O tribunal libertou Vadym Tutushko da detenção sob a fiança no valor de 23.000 UAH (2.800 USD)...

2 comentários:

Anónimo disse...

http://www.presseurop.eu/pt/content/news-brief/3793461-cdu-pede-proibicao-dos-simbolos-da-rda

Anónimo disse...

http://pt.euronews.com/2013/05/22/ucrania-jornalistas-manifestam-se-em-pleno-conselho-de-ministros/

é a mesma jornalista?