terça-feira, abril 23, 2013

O catering da cultura


Um dos marcos sócio-culturais do atual poder ucraniano é a designação das mulheres bastante jovens, desinibidas, de preferência que usam as minissaias, possuem pernas longas ou seios generosos, para os postos ligados à cultura ou justiça.

Desta vez foi a cidade de Odessa. Tetiana Mytnyk (na foto em cima), nascida em 1981, até recentemente a diretora do restaurante de catering, sem nenhuma experiência em museologia.

O restaurante “Confetti”, onde trabalhou dona Mytnyk se especializava na organização de catering e descanso para as “personalidades privadas mais exigentes, cujos nomes não se podem ser revelados por questões de confidencialidade”. A casa providenciava o “aluguer de iates, salas, vilas”, as suas capacidades neste domínio eram “ilimitadas”.

A Direção da Cultura e Turismo da Administração Estatal Provincial de Odessa, designou a rapariga como vice-chefe do Departamento de Marketing do Museu da Arte Ocidental e Oriental de Odessa (fundado em 1923), com a perspetiva de ocupar o cargo da Diretora do Museu. O diretor anterior viu o seu contrato não prorrogado sem nenhuma explicação formal. A justificação da escolha se baseia na necessidade do museu ganhar o dinheiro mais efetivamente.

O museu, situado no palácio histórico construído em 1856-1858, possui mais de 50.000 peças cerâmicas da Grécia Antiga, datadas dos séculos V-III A.C., diversos recipientes de vidro, produzidos nos séculos I-III D.C. no Império Romano. Várias cópias de obras gregas e romanas, exibidas no museu, foram produzidas na Europa Ocidental nos meados do século XIX.

No departamento da Arte Ocidental do museu são expostas inúmeras pinturas, esculturas e peças de arte decorativa, desde a época de Renascimento (século XV) até o século XX, originárias de Itália, França, Holanda, Alemanha, Áustria, Espanha, Países Nórdicos, entre outros.

Uma das primeiras decisões da nova vice-diretora de Marketing foi a imposição aos funcionários do museu o uso obrigatório do novo traje (comprado pelos fundos próprios do funcionário): uma peça de roupa clara em cima e calças, saia e sapatos pretos (à moda dos garçons de um restaurante).

Vinte funcionários do museu assinaram a carta aberta denunciando a situação, pedindo a abertura de um concurso público para escolha do novo diretor.

Ler também:

Ler mais & ver mais fotos:

Sem comentários: