domingo, abril 07, 2013

Lenine proibido na Espanha


O Ministério da Justiça da Espanha apoiou a deliberação anterior dos órgãos de registos de estado civil, que se recusaram registar uma criança com o nome do Lenine.

Na deliberação se diz: “Lenine é um pseudónimo […], atribuição ao cidadão de um nome assim, poderá no futuro originar a confusão entre nome e apelido”.

Respondendo à inquirição do deputado pertencente ao grupo parlamentar da “Izquierda Unida” (quem, se não for a esquerda, irá defender o legado sangrento do Lenine?), o Ministro da Justiça da Espanha, Alberto Ruiz-Gallardón explicou que a proibição de registo de nomes dos cidadãos que contrariam as normas estabelecidas aplica-se quer aos nascidos na Espanha, quer aos estrangeiros que pretendem adquirir a nacionalidade espanhola.

O cidadão estrangeiro, que pretenderá receber a cidadania do país e que tenha o nome do Lenine, será obrigado a mudar o seu nome, segundo a legislação da Espanha, escreve Espanarusa.

Imagino que esquerda considerará essa norma como “ofensa à humanidade progressista” e todos parlatórios de costume. No entanto, creio que não existe nenhuma obrigação dos cidadãos chamados Lenine se naturalizarem espanhóis, poderão continuar com as suas cidadanias anteriores (qualquer que estas sejam), sem necessidade nenhuma de usufruir das comodidades capitalistas. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Quais as verdadeiras intenções disso:

http://pt.euronews.com/2013/04/08/kiev-indulta-dois-ex-ministros-de-iulia-timoshenko/

????

Jest nas Wielu disse...

Só Yanukovych e sua equipa sabem disso, podemos imaginar que, entre outras coisas, serve para que Tymoshenko não seja libertada ou para mostrar que parcialmente está a escutar as recomendações da UE.