segunda-feira, abril 15, 2013

Hienas da TV russa


Após exortar a não celebrar o aniversário do poeta ucraniano Taras Shevchenko, um outro canal da TV russa produziu nova peça de “amizade entre os povos”.

No passado dia 13 de abril, no programa “Smak” (Sabor) do 1º canal nacional da TV russa, o seu apresentador Ivan Urgant, disse o seguinte (5’45’’): “Eu piquei as verduras como comissário vermelho os aldeões ucranianos”. O seu convidado, ator e realizador de cinema, Aleksandr Adabashyan, acompanhou a deixa dizendo que “sacudiu os restos dos ucranianos” da faca. O público no estúdio se ruiu (!)

A “piada” do apresentador russo originou o vendaval de crítica nas redes sociais da Ucrânia. A maioria dos comentaristas condenou Urgant, exortando a proibição da sua entrada na Ucrânia.

Os blogueiros se interrogavam o que aconteceria na Alemanha se um apresentador “brincasse”, usando os temas para “piadas” como judeus e câmaras de gás. Outros diziam que Urgant e Adabashyan deveriam pedir as desculpas públicas e serem expulsos da televisão, à semelhança dos apresentadores radiofónicos polacos Michal Figurski e Jakub (Kuba) Wojewódzki que fizeram “piadas” sobre as mulheres ucranianas nas vésperas do Euro-2012.

O deputado do parlamento ucraniano Mykola Kniazhytsky escreveu no seu perfil numa das redes sociais: “O público está se rir. Depois convidamos estes apresentadores à nossa televisão, pagamos os cachés… É preciso parar de permitir a nossa humilhação”, escreve Obozrevatel.com


Página oficial do 1º canal da TV russa com o vídeo em questão:

Ivan Urgant: “Piquei as verduras como comissário vermelho os aldeões ucranianos” (YouTube):

Sem comentários: