segunda-feira, abril 08, 2013

Cinema ucraniano: Zemlia


Em 1958, na Expo’58 em Bruxelas (Bélgica), no inquérito conduzido pela Cinemateca Belga entre 117 críticos e estudiosos do cinema, oriundos de 26 países, o filme A Terra (Zemlia) do realizador ucraniano Alexander Dovzhenko foi considerado uma das 12 películas mais importantes de todos os tempos.

No dia 8 de abril de 1930 filme é demonstrado nos cinemas de Kyiv, nove dias depois, em 17 de abril, é retirado e prescrito na URSS durante 28 anos. Antes de ser exibido ao público, o filme foi demonstrado em 32 seções oficiais e fechadas, recebeu vários cortes, originados pela censura soviética. O filme é acusado de “naturalismo e atentado contra as tradições”. Na sua autobiografia Dovzhenko escreve:  

«A alegria do sucesso criativo foi brutalmente reprimida pelo assustador folhetim de dois fundos do Demyan Bedny, (conhecido como “poeta do Kremlin”) chamado “Filósofos” no jornal “Izvestia”. Eu, literalmente fiquei grisalho e envelhecido em poucos dias. Foi um trauma psicológico real. Primeiro, eu queria morrer mesmo».

Dovzhenko soube com incredulidade que o filme obteve um sucesso grandioso na Europa, sendo proibido na URSS. Após a sua estreia em Berlim, a imprensa europeia dedica 48 artigos ao Dovzhenko, na Itália ele é chamado de “Homero do cinema”. Na URSS o filme foi reabilitado 28 anos depois…
Pôster checoslovaco do filme 
“A terra” também foi eleito entre dez maiores filmes de todos os tempos pelo Simpósio Internacional de Críticos de Cinema e ganhou o lugar # 88 entre os 100 melhores filmes do século, na versão da revista Time Out (1995). “A Terra” é o primeiro filme que a personagem de Woody Allen vai assistir em “Manhattan”.

Ver o filme no YouTube, 70 minutos


Sem comentários: