sexta-feira, março 01, 2013

Ucrânia nos mapas dos séculos ХVІ-ХХ

Ucrânia no mapa do Guillaume La Vasseur de Beauplan, 1648 

Cerca de 100 mapas e edições cartográficas históricos da Ucrânia e do seu território, estão em exibição no Museu Nacional de Lviv até o dia 20 de fevereiro de 2013.

«Ucrânia nos mapas dos séculos ХVІ-ХХ» é o primeiro projeto conjunto do Museu Nacional do Livro e da Impressão da Ucrânia (Bookmuseum-ua) e do Museu Nacional de Lviv “Andrey Shetytsky” (http://nm.lviv.ua).

Os mapas são provenientes de seis coleções estatais e privadas, cerca de 45 deles, provenientes do arquivo do Museu Nacional de Lviv foram restaurados de propósito para esta exibição.

Na exposição estão apresentados os mapas valiosos dos territórios ucranianos dos meados do século XVI – fim do século XVIII, da autoria dos importantes cartógrafos europeus: Cláudio Ptolomeu, Gerardo Mercator, Sebastian Münster, Iodoco Gondi, Willem J. Blaeu, Giovanni Antonio Magini, Johannes Gonter, Guillaume Le Vasseur de Beauplan, Tomasz Makowski, Ripni Dzannoni, Matheus Zonter e Tobias Conrad Lotter.

O território da Ucrânia foi desenhado segundo as perceções que os cartógrafos da Europa Ocidental tiveram sobre Ucrânia. Como tal, alguns mapas apresentam elementos geográficos com erros ou omissões. Por exemplo, até agora é um mistério a existência das Montanhas de Amadóquia ou lago de Amadóquia, apresentados em alguns mapas, que não existem na realidade. Apesar de todos os erros, os mapas possuem a informação toponímica importante.

Sem comentários: