segunda-feira, março 11, 2013

Sozinho no oceano: fuga da URSS

A história verídica do Stanislav (Slava) Kurilov (1936 — 1998) — oceanógrafo soviético que fugiu da URSS em 1974, saltando fora do bordo do cruzeiro soviético nas águas internacionais, desafiando a proibição de autoridades comunistas de viajar para fora do país.
Slava Kurilov @arquivo familiar | aif.ru
Kurilov estudava a psicologia social, era oceanógrafo profissional, praticava a yoga. Várias vezes viu negado o seu pedido de viajar ao estrangeiro, negação originada, entre outros, pelo facto de cientista possuir familiares no estrangeiro, a sua irmã tinha casando-se com um cidadão indiano, emigrando mais tarde para Canadá.
Slava Kurilov @arquivo familiar
Em dezembro de 1974 Kurilov comprou o bilhete para o cruzeiro “União Soviética”, que fazia o trajeto de ida e volta entre a cidade de Vladivostok e a linha do equador, sem entrada em nenhum porto estrangeiro (assim as autoridades soviéticas pretendiam evitar a possível fuga dos passageiros).
Slava Kurilov jovem | arquivo
Na noite de 13 de dezembro de 1974, Slava Kurilov saltou do cruzeiro, tendo apenas máscara de mergulho e as barbatanas, sem alimentos, nem água, durante 3 dias ele percorreu cerca de 100 km, chegando à ilha de Siargao (Filipinas). Depois de investigação por parte das autoridades filipinas, Kurilov se mudou ao Canadá, onde recebeu a cidadania local.
Slava Kurilov em Israel com esposa Elena @arquivo familiar | aif.ru
A sua fuga foi tornada pública pela rádio “Voz da América”, na URSS Kurilov foi julgado à revelia, condenado à 10 anos de cadeia pela “traição de pátria”. O seu irmão mais novo, Valentim, foi expulso do serviço (era navegador marítimo de longo curso). Desde 1986 Slava Kurilov vivia em Israel, onde casou e trabalhou no Instituto Oceanográfico de Haifa. Morreu em janeiro de 1998 no ocidente de mergulho, foi sepultado em Jerusalém.
Ler o trecho em francês
Em 1994 a editora francesa “Hachette” publicou o livro de suas memórias sob o título de La Fuite (A Fuga, ISBN: 9782010212147), ilustrado pelo magnífico ilustrador húngaro Gabor Szittya. Edição russa, “Sozinho no oceano” foi publicada em 2004, já após a morte do autor.
Alone in the Ocean (PDF | ePub | ler online, inglês)
A campa do Slava Kurilov
Descarregar o filme:
http://new-films.biz/movies/9636-odin-v-okeane-2012.html

A entrevista do Slava Kurilov em Israel (em ídiche e inglês):

  
Ver no YouTube: A Fuga (Sozinho no Oceano), versão integral, 44 min.:

2 comentários:

Hélio Medeiros disse...

Incrível que, com tantos casos assim emblemáticos, as coisas que ainda hoje se presencia de outros países que insistem nessa quimera, ainda haja quem, em países democráticos, persistem em defender uma utopia que já entregou os pontos há mais de duas décadas!

Anónimo disse...

Utopias são apenas soluções não desenvolvidas. Erros de execução não podem invalidar o modelo.