sexta-feira, março 15, 2013

Serviço de Segurança da OUN em filme


«Serviço de Segurança da OUN. Portas fechadas», o novo filme do realizador ucraniano Vitaly Zahoruyko é a primeira tentativa documental de revelar o verdadeiro perfil do mais profissional e mais secreto departamento da Organização dos Nacionalistas Ucranianos, o seu temido e respeitado Serviço de Segurança (SB da OUN).

Criado em 1940 para resistir contra NKVD e Gestapo, e para conduzir as operações de inteligência e contrainteligência, SB deixou pouca informação sobre si, mas muitos rumores, fofocas, que nas bocas da gente simples e propaganda dos inimigos se transformaram em histórias macabras e secretas.

Muitos documentos que testemunhavam as suas atividades desapareceram nos arquivos, outros foram destruídos pelos membros de SB nos últimos momentos das suas vidas. Até pouco tempo os estudos acadêmicos sobre este assunto eram classificados de secretos. Por isso hoje existe um grande interesse sobre este tema.

Realizador e cenarista do filme Vitaly Zahoruyko é natural de Donetsk, se dedica ao cinema documental e televisão. O seu filme exibe a entrevista única do veterano de SB, de uma agente de ligação de UPA e do segurança pessoal do general Roman Shekhevych.

Os consultores do filme foram o Centro de Estudos dos Movimentos de Libertação e Arquivo da secreta ucraniana (SBU). No filme participaram cerca de 70 membros da Associação histórica Memoria.com.ua, foram usadas viaturas blindadas e camiões, elementos da pirotecnia. As filmagens decorreram no edifício do Museu-memorial das vítimas dos regimes de ocupação “Cadeia na Lonckoho”, vários outros locais na cidade e província de Lviv.

Ver o filme no YouTube:

Descarregar o filme da Internet:
Duração: 00:55:07, qualidade: DVDRip, codex: XviD, bit: 5131 Kb/s, língua: ucraniana
Comprar DVD: m_dmytriv@i.ua / video_memoria@i.ua

Ler mais:

Sem comentários: