quinta-feira, março 21, 2013

História da Ucrânia em cartoon


A história da Ucrânia é bastante complicada. A simples lista dos seus reis, hetmans, escritores, territórios, diversos ocupantes, não responde à questão: quem são os ucranianos e o que eles fazem naquela terra…

Dai o surgimento da ideia dos irmãos Kapranov (escritores, editores, publicistas e ativistas políticos ucranianos) de criar um cartoon descomplicado e claro, que poderá reunir Ucrânia, desde os cimérios à Independência nacional e desde à Transcarpátia até Crimeia.

As imagens estão a cargo dos 5 desenhadores das diversas regiões da Ucrânia, os retratos das personalidades históricas são criados pelo Yurko Zhuravel, pintor e líder da banda rocabilly ucraniana, Ot-vinta.

Os textos são da autoria dos irmãos Kapranov que prometem um trabalho real e sério, que interessará “aos miúdos e graúdos”, consultores são historiadores renomados. Os irmãos também informam que neste momento já foi acabada cerca de metade do cartoon e uma grande parte dos retratos históricos. Falta acabar o resto, “limar” o texto, criar os mapas da Ucrânia das diversas épocas com os imagens dos respetivos acontecimentos históricos, fazer o layout e publicar, pouca muita coisa…
Votar no projeto, o 269º voto é meu!
Por isso, os Kapranov submeteram a sua ideia ao julgamento popular no projeto chamado Idea X da Nescafe Ucrânia, que no caso da vitória lhes poderá garantir 100.000 UAH (12.510 USD). O dinheiro será usado para pagar o trabalho dos desenhadores, criação do layout, impressão, entre outros. Além disso, o patrocínio permitirá que o produto final terá um preço simpático aos leitores.

Ver e votar:

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu li direito isso aqui, um parlamentar ucraniano comprou um relógio de mais de meio de euros? Sabe qual e o seu partido? Oposição ou governo? E pq ele e tao rico? Empresário?

http://englishrussia.com/2013/03/21/650000-lawmakers-watch/

Jest nas Wielu disse...

Sim, leu bem, é deputado do governamental Partido das Regiões, é empresário, um dos sócios do bilionário Rinat Akhmetov (dono do FC Shakhtar). São as pessoas que pensam que quando morrerem vão levar o relógio com eles, pobres e coitados do espírito...