quarta-feira, março 20, 2013

Arquivo do movimento de libertação na Internet


Cerca de 10.000 documentos inéditos sobre a história da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN) e Exército Insurgente Ucraniano (UPA), foram colocados online na página do “Arquivo eletrónico do movimento de libertação” (http://avr.org.ua). O arquivo foi criado em resultado da cooperação entre a Universidade Nacional de Lviv Ivan Franko e o Centro de Estudos dos movimentos de libertação (CDVR) com a participação do Museu Memorial Cadeia na Lonckoho. A sua criação demorou cerca de três anos.

Os documentos são sistematizados tematicamente e cronologicamente, o próprio e-arquivo é renovado constantemente. Todos os documentos têm o acesso livre, os internautas podem consulta-los online a copia-los livremente em formato PDF.

Nos planos do arquivo é o seu apetrechamento contínuo, colocação online dos documentos que descrevem a história da Ucrânia no século XX, apresentam as estruturas do movimento de libertação, desvendam as repressões políticas dos regimes totalitários comunista e nazi.

O e-arquivo será sobremaneira útil quer aos historiadores profissionais, estudantes, graduados e pós-graduados especializados na história ucraniana, mas também aos cidadãos que se interessam pela história da Ucrânia, URSS, Europa Central e do Leste, II G.M., luta dos povos da URSS pela sua independência nacional, história dos regimes totalitários e das repressões, escreve IstPravda.com.ua.

Visitar o arquivo online: http://avr.org.ua

Sem comentários: