quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Selos dos Correios clandestinos da Ucrânia


Correios clandestinos da Ucrânia é o nome do serviço de correios do Departamento estrangeiro da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN) que no período entre 1949 e 1983 editava na Diáspora os selos não oficiais da Ucrânia livre.

O trabalho de criação e edição de selos estava ao cargo do Dr. Lyubomyr Rykhtitskiy, radicado em Chicago. Os selos ucranianos se colavam nas cartas e postais ao lado dos selos oficiais.
poeta Taras Shevchenko

Os primeiros selos surgiram em 1949 em Munique, onde provavelmente eram produzidos. No fim da década de 1950 – início de 1960, os selos eram produzidos em Chicago. Última edição é datada de 1983.

Durante a sua existência ativa os Correios clandestinos da Ucrânia produziram cerca de 3700 tipos de selos, tendo em conta que quase totalidade de selos eram produzidos com e sem “dentes”, o número geral chega aos 7000 tipos. Os Correios também produziam os blocos memoriais de selos, no total foram produzidos mais de 470 blocos. Alguns selos e blocos foram inutilizados com os carimbos especiais. O seu design estava ao cargo dos desenhadores ucranianos famosos.
Roman Shukhevych, 25º aniversário da morte

Em dezembro de 2001, no Museu da luta de libertação nacional dos Cárpatos na cidade de Ivano-Frankivsk foi aberta a mostra “Correios clandestinos da Ucrânia”. Uma parte importante de selos exibidos era dedicada ao funcionamento dos Correios clandestinos da Ucrânia durante a II G.M. Em junho de 2005, na cidade de Kolomya também foram exibidos os selos dos Correios clandestinos da Ucrânia, mais de 200 exemplares foram oferecidas à cidade pelo colecionador ucraniano Ivan Maksymchuk de Chicago.

Selos dos Correios clandestinos da Ucrânia (13):

Sem comentários: