quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Lenine finalmente goodbye


Neste blogue já escrevemos que Lenine e outros ídolos comunistas não têm pressa de abandonar Ucrânia e as mentes da sua gente (Lenine que não quer goodbye).

Recentemente, o deputado do partido VO Svoboda Ihor Myroshnychenko começou a campanha cívica da desmontagem compulsiva dos monumentos do Lenine no leste da Ucrânia.

Inesperadamente, essa iniciativa foi apoiada pelo presidente do Conselho Municipal da cidade de Sumy, Gennadiy Minaev. Na imprensa e no seu perfil na rede social, o presidente Minaev advoga a ideia de demolição de todos os monumentos do Lenine da cidade e mesmo de toda Ucrânia.

Recentemente, Minaev propôs demolir o monumento do Lenine da Casa da Cultura “Químico”, substituindo o pelo monumento do diretor da fábrica química «Sumykhimprom». Outro monumento do Lenine, no bairro Durovshyna, será fundido e transformado no monumento do fundador da cidade, o coronel cossaco, fidalgo ucraniano Herasym Kondratiev (?—†1701), o seu nome também receberá a atual rua Kirov.

A proposta foi apoiada pelos 43 dos 75 deputados do Conselho Municipal, por isso Gennadiy Minaev prometeu, por enquanto, se abster das ações ativas, pretendendo para isso reunir o consenso de pelo menos 2/3 dos deputados, escreve Vidia.org

2 comentários:

Anónimo disse...

Parece que chegou a hora da Ucrânia finalmente de edit. Que rumo ira tomar: se o do leste ou do oeste.

http://www.presseurop.eu/pt/content/news-brief/3464871-o-pau-e-cenoura-financeiras

Que rumo vc acha que o pais ira seguir?

Jest nas Wielu disse...

Previsão: tentará continuar a balançar sem fazer muita coisa em nenhuma direção...