quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Combatentes da OUN-UPA reconhecidos oficialmente


O Tribunal Supremo Administrativo da Ucrânia confirmou a decisão dos juízes das instâncias inferiores em legitimar a legitimidade do Decreto do presidente Victor Yuschenko em reconhecer os membros da OUN e os guerrilheiros do UPA como os combatentes da independência da Ucrânia.

O Decreto foi assinado em 28 de janeiro de 2010, contestado mais tarde nos tribunais por um minúsculo partido neocomunista. O Tribunal Administrativo de Apelação de Kyiv e o Tribunal Distrital Administrativo de Kyiv já tinham confirmado a legalidade da decisão presidencial. A última decisão é definitiva e não é passível de recurso.

Além dos ativistas da OUN e dos guerrilheiros do UPA, como combatentes da independência da Ucrânia foram reconhecidos os membros da Rada Central Ucraniana, da República Popular da Ucrânia (UNR), da República Popular da Ucrânia Ocidental (ZUNR), do Estado Ucraniano (do hétman Pavló Skoropadsky), da Organização Militar Ucraniana (UVO), da Organização da Defesa Popular “ Sich dos Cárpatos” (1938-39) e do Conselho Superior da Libertação Nacional (UHVR).

Fonte:

Bónus

A oposição parlamentar ucraniana decidiu bloquear o presídio e a tribuna do Parlamento ucraniano, exigindo a introdução da regra da votação pessoal (o grupo parlamentar do partido governamental usa sistematicamente os cartões de votação dos seus deputados como se tratasse da propriedade privada do partido).
foto@Leonid Yemets

O presídio do parlamento é ocupado pelo partido UDAR, as portas ao presídio são protegidos pelo VO Liberdade e a tribuna do parlamento é bloqueada pelo grupo “Batkivshyna” (da Yulia Tymoshenko). Os deputados da oposição possuem as faixas de cores nacionais nos braços, escreve UNIAN.ua

No seu perfil de uma rede social, líder do partido UDAR, ex-pugilista Vitaliy Klychko escreveu:

Parlamento noturno. Invulgarmente calmo e pacato. O nosso grupo parlamentar se aguenta como uma equipa forte, em turnos. Iremos conseguir. Isso não é uma façanha. Isso não é o maior ou mais importante, mas é um Objetivo!

Foto (em cima) do perfil do deputado do UDAR, Leonid Yemets.

Sem comentários: