sábado, fevereiro 16, 2013

A Declaração de Independência da Lituânia


A Declaração de Independência da Lituânia (Lietuvos Nepriklausomybės Aktas) ou Declaração de 16 de Fevereiro foi assinada pelo Conselho da Lituânia em 16 de fevereiro de 1918, proclamando a restauração de um Estado independente da Lituânia, governado por princípios democráticos e cidade de Vilnius como sua capital. A Declaração foi assinada por todos os vinte representantes do Conselho, presididos por Jonas Basanavičius. A Declaração de 16 de Fevereiro foi o resultado final de uma série de resoluções sobre o assunto, incluindo uma aprovada pela Conferência de Vilnius e a Declaração de 8 de Janeiro. O caminho para a Declaração foi longo e complexo devido à pressão exercida pelo Império Alemão ao Conselho a fim de formar uma aliança. O Conselho teve que cuidadosamente manobrar entre os alemães, cujas tropas estavam presentes na Lituânia e as demandas do povo lituano.

Na foto em cima são retratados os 20 membros do Conselho da Lituânia após assinarem a Declaração de 16 de fevereiro de 1918.

Nos anos 1920-1930, a Lituânia era uma boa aliada do movimento independentista ucraniano, da UVO e da OUN, em 1929, o país inclusivamente concedeu o passaporte diplomático ao líder da OUN, coronel Eugene Konovalets.

Ler mais:

Bónus

O filme “Absolutamente Sozinhos” sobre a luta da resistência lituana contra ocupação soviética e Museus da ocupação soviética

Sem comentários: