quinta-feira, janeiro 03, 2013

Vertép ucraniano no Brasil


Vertép ou “Chopka” (presépio ambulante) é uma das mais antigas tradições do Natal Ucraniano. Muito popular nos séculos XVII e XVIII, a tradição tem versões diversas em cada uma das regiões da Ucrânia. 

No Brasil, o Vertép chegou na bagagem dos imigrantes ucranianos e foi muito popular na cidade de Mallet (estado de Paraná) até meados da década de 1960. Desde 2003, o Folclore ucraniano “Spomen” revive a tradição, visitando as famílias ucranianas do Município com as tradicionais “Koliady” ou “koliadkas” (canções ucranianas de Natal) e os personagens do Vertép: a Sagrada Família, os 3 reis, a estrela, São Nicolau, Santo Estevão, o anjo, o demônio e a morte. Mallet é uma das únicas cidades do Brasil que ainda preserva a tradição do Vertép.

Em 2012/13, o Spomen visitou mais de 100 famílias ucranianas em Mallet. Agradecemos à todos que os receberam e desejamos um feliz e abençoado 2013. Muito obrigado!

Além disso, “Chopka” é o nome dado na Galiza contemporânea ao presépio fixo, montado nas ruas ou praças das cidades ucranianas.

Sem comentários: