quinta-feira, janeiro 17, 2013

Helicópteros ucranianos na Costa de Marfim


O Parlamento ucraniano aprovou o envio dos “capacetes azuis” ucranianos para a Costa de Marfim, inseridos nas operações da ONU.

A decisão foi votada favoravelmente pelos 266 deputados dos 392 registados no plenário. A Lei foi aprovada pelo Partido das Regiões, VO Svoboda, comunistas e 13 independentes. Contra votou toda a bancada parlamentar do partido UDAR.

Ucrânia terá em Costa de Marfim cerca de 130 militares, que seriam transferidos da homóloga missão ucraniana na Libéria. Desde janeiro de 2004 Ucrânia possui na Libéria a sua 56ª Unidade especial de helicópteros. Entre outubro de 2012 e julho de 2015 essa unidade sofrerá a redução, sendo os 3 helicópteros à reduzir, passarão integrar a Missão da ONU em Costa de Marfim.

Neste momento Ucrânia tem 275 militares na Libéria, que asseguram transporte do pessoal e da carga da ONU, transportam os “capacetes azuis”, asseguram as cargas médicas e evacuação dos doentes. Desde novembro de 2010 a mesma unidade está engajada no apoio das operações da ONU na Costa de Marfim.  

Fonte:

Mais sobre a 56ª Unidade especial ucraniana na Libéria:

Bónus

O vídeo promocional da cidade de Lviv 1’28’’

Sem comentários: