quinta-feira, janeiro 24, 2013

Estação de metro de Kyiv no Top-20 da Europa


A estação do metro de Kyiv, “Zoloti Vorota” (Portões de Ouro), foi considerada como uma das mais surpreendentes da Europa. O jornal britânico The Daily Telegraph colocou a estação ucraniana no seu Top-20.

Antes, a estação já foi considerada como uma das mais bonitas do mundo, pela versão da guia turística americana BootsnAll:

Saindo à rua, você fica no centro da cidade alta, ao lado dos Portões de Ouro, um dos monumentos mais conhecidos de Kyiv, comentavam os autores. – Os arquitetos não erraram, a impressão completa da estação se torne suavemente na impressão da cidade”.

A estação foi construída em 1989, na estilística de Rus de Kyiv e é uma fonte do conhecimento histórico. Em cima de cada entrada à plataforma aparecem as imagens mosaicas dos estadistas históricos ou tesouros arquitetónicos de Kyiv.

Diversos elementos da decoração deveriam lembrar os tempos de Rus de Kyiv: tetos altos, candeeiros metálicos massivos, arcas redondas, colunas baixinhos bizantinas, granizo cinzento no chão e mármore branco com a imitação dos murros medievais, tudo estilizado à lendária época da Rus de Kyiv. Também existem muitos painéis dos mosaicos massivos. Nas arcas que ligam as colunas da sala central aparecem as imagens, na sua maioria são os senhores feudais de Kyiv, desde o Sviatoslav I de Kyiv (anos de reinado 957 – 969) até Danylo da Galiza (1238-1240), fundador da cidade de Lviv.

A Catedral da Maria Mãe do Deus que foi dinamitado em 1941 pelos agentes do NKVD, embora na historiografia soviética este ato era atribuído aos nazis.

Os mosaicos da estação possuem um segredo. Na plataforma entre duas escadas rolantes, entre a estação subterrânea e a superfície, em cima da entrada à escada rolante, se encontra a inscrição em mosaico: “Slava Ukrayini!” (Glória à Ucrânia!). Na foto as letras são assinaladas com os pontos brancos, sem isso são dificilmente visíveis (fotos de www.metropolis.kiev.ua).

Em 1989, o slogan “Glória à Ucrânia!” era tido como nacionalista e proibido, o seu uso poderia resultar em perseguição da diversa ordem (Ucrânia se tornou independente em 1991). Infelizmente, de momento é impossível saber mais sobre a história, pois ambos os mestres responsáveis pelo mosaico, Hryhoriy Korin e Volodymyr Fedko, já faleceram.   

Fonte:
http://www.istpravda.com.ua/short/2013/01/10/107628

Sem comentários: