quinta-feira, dezembro 06, 2012

The Holodomor Reader


No dia 24 de novembro na Ucrânia e em mais de 30 países em redor do mundo foram recordadas solenemente as vítimas do Holodomor, fome artificial, planeada, organizada e executada pelo regime comunista da URSS.

Os historiadores canadenses, Alexander J. Motyl e Bohdan Klid acabaram de publicar o seu novo livre “The Holodomor Reader”, uma coleção abrangente de textos-chave e fontes primários, muitos dos quais nunca antes foram publicados em inglês, sobre Holodomor, a fome genocida de 1932-33 na Ucrânia soviética. O assunto é introduzido em um ensaio extenso e o material é apresentado em seis seções: bolsa de estudos; avaliação jurídica; achados e resoluções; relatos de testemunhas e memórias; testemunhos dos sobreviventes; memórias, diários e cartas; documentos soviéticos, ucranianos, britânicos, alemães, italianos e polacos; obras de literatura. Cada seção é prefaciada com observações introdutórias descrevendo o conteúdo. O livro também contém um guia para leitura adicional e um mapa.

Além de virar um holofote sobre esta catástrofe humana, cuja magnitude não se tornou aparente até o colapso da União Soviética, este livro apresenta amplas evidências de que o Holodomor foi um genocídio perpetrado por Joseph Stalin e seus capangas. O livro é um guia indispensável para todos os que estão interessados ​​no Holodomor, genocídios ou estalinismo.

Sobre os autores:

Alexander J. Motyl é professor de Ciência Política da Universidade Rutgers-Newark; ele é especialista em Ucrânia, Rússia e União Soviética. Ele também é autor de livros escolares e seis romances.

Bohdan Klid é diretor assistente do Instituto Canadense de Estudos Ucranianos (CIUS) da Universidade de Alberta. Ele é autor de artigos sobre historiografia ucraniana e música popular contemporânea e política na Ucrânia.

Ler mais:

2 comentários:

Europeista disse...

Oi, vc pederia me falar um pouco, Como alguem q foi cidadao da URSS, Como funcionava o sistema "propiska"? As pessoas nao podiam sair de suas cidades e nao podiam receber saude medica?

Jest nas Wielu disse...

Para conseguir qualquer trabalho decente, isso é, descarregar a mercadoria dos comboios ou coisas do gênero não é um exemplo disso, pessoa deveria possuir "propiska" (registo residencial). Para isso deveria ter uma residência (estudantes recebiam o registo temporário), os presos ou soldados rasos do exército não tinham. Pessoa não podia residir sem propiska mais que alguns dias, a ausência era punível com multa e depois creio podia dar a prisão. Os primeiros socorros pessoa receberia na mesma, ninguém perguntava pela propiska, mas para ser atendido no sistema policlínico (uma espécie do médico da família na zona da residência) a propiska mais uma vez era necessária. O instituto de propiska era mais uma maneira do estado autoritário de controlar o cidadão. Neste momento o instituto continua sob o nome de registo, obviamente hoje existem maneiras de ultrapassar a situação, mas podem haver casos em que o registo é exigido (saúde, registos diversos, emissão do passaporte para viajar, etc).