domingo, dezembro 09, 2012

Tártaros da Crimeia atacados pelos extremistas


No último dia 1 de dezembro dois locais dos tártaros da Crimeia foram atacados pelos extremistas protegidos pela polícia. Um dos alvos era o local de construção da Mesquita catedral de Simferopol.

Primeiro, na noite de sexta-feira para sábado, cerca de 200 jovens armados com as marretas apareceram no terreno contencioso onde os tártaros da Crimeia construíram diversas edificações temporários para protestar contra a política de uso e aproveitamento da terra, praticada na península. Refat Abdullaev, um dos ativistas tártaros contou que os jovens agressores eram comandados à partir das viaturas estacionadas nas imediações, a ação foi acompanhada pelo efetivo policial (8-10 polícias, incluindo os elementos da polícia de choque), que não impediu a ação da destruição das edificações. Cerca de 20 tártaros que estavam no terreno na qualidade de vigias não interferiram no sucedido por estarem em minoria numérica.

O serviço da imprensa da Direção Geral do Ministério do Interior da Crimeia informou que os seus efetivos estiveram no local para impedir os confrontos entre as partes e que na ausência de queixas sobre o sucedido, polícia não pretende investigar o caso.

A responsabilidade da ação foi revindicada pelo partido chauvinista local “Unidade russa”, que afirmou na sua página na Internet: “os proprietários dos terrenos destruíram construções ilegais … ajudados nesta ação pelos ativistas do partido “Unidade russa”. A lei e ordem foram asseguradas pelos representantes dos cossacos e da polícia”.

Duas horas mais tarde, na cidade de Simferopol, os desconhecidos atacaram o local onde será construída a Mesquita catedral, usando uma bomba incendiária de fabrico caseiro. O caso não teve vítimas e o guarda do local conseguiu apagar o fogo. A polícia enviou uma brigada de investigação e abriu o processo-crime sob artigo № 194, parte 2 do Código Penal da Ucrânia (“tentativa da destruição da propriedade aleia via fogo-posto”), que prevê uma pena efetiva de até 10 anos de privação de liberdade.   

A Direção Espiritual dos Muçulmanos da Crimeia (DUMK) classificou o ataque como ação xenófoba. O mufti da Crimeia, Emirali Ablaev, disse: “este crime é claramente uma provocação das forças que não querem a estabilidade e a coabitação pacífica na península”, acrescentando: “impunidade aumenta o número dos crimes que são cometidos na base de intolerância interconfessional e interétnica”.

Os peritos acham que os incidentes deste tipo são capazes de destruir a paz instável na Crimeia. É de recordar que durante as últimas legislativas o partido “Unidade russa” já tinha prometido atacar as construções dos tártaros da Crimeia. Neste momento tudo dependerá da ponderação feita pelo Mejlis do povo tártaro. O vice-presidente do Mejlis, Refat Chubarov afirmou: “Essa foi uma provocação direta. […] Necessária aos marginais que se sentem bem quendo a sociedade da Crimeia se sente intranquila”.

Fonte: 

2 comentários:

Anónimo disse...

O governo ucraniano via prober a homossexualidade:

http://pt.euronews.com/2012/12/09/governo-ucraniano-quer-criminalizar-homossexualidade/

Jest nas Wielu disse...

Na verdade quer proibir a propaganda da homossexualidade, coisa também estranha mas não é a mesma coisa :-)
http://tsn.ua/ukrayina/u-kiyevi-svobodivci-pobilisya-z-geyami-i-zabrizkali-yih-slozoginnim-gazom.html