sexta-feira, dezembro 21, 2012

Personalidade do ano: Ucrânia 2012


Pela 11ª vez, a revista ucraniana Korrespondent anunciou a atribuição do título “Personalidade do ano”. Em 2012 o título foi recebido pelo líder do partido VO Svoboda (Liverdade), Oleh Tiahnybok.

Na visão da revista, a sua popularidade acompanha a tendência principal da sociedade ucraniana, o crescente descontentamento com o poder político instituído e a radicalização do sentimento eleitoral. A opinião dos leitores foi idêntica, cerca de 40% deles o colocaram no 1º lugar, participando numa votação online.

O partido da direita parlamentar, VO Svoboda, obteve nas legislativas em 2012, os 10% dos votos populares pelas listas partidárias e elegeu vários deputados seus nos circuitos uninominais. No total, neste momento, Svoboda conta com 37 deputados, prometendo formar no parlamento “o grupo especial da oposição” e não apenas os meros oponentes falantes do poder.

Sentindo-se descriminados e alienados no seu próprio país, 2,129 milhões de pessoas, falantes do russo e do ucraniano, fizeram aquilo que poderiam, mostraram um grande “manguito” ao poder e votaram pela oposição mais radical. Não é certo que todos os seus eleitores leram atentamente o programa eleitoral do partido (acusado pelos oponentes de ser uma mistura de ideias da direita, politicamente, e da esquerda, economicamente). Mas os mesmos eleitores têm a máxima certeza do que no seu grupo parlamentar não haverá os “vendíveis”, iguais aos deputados das restantes forças da oposição, que passam para o lado do poder, através da coerção ou do suborno.

Fonte:   

Sem comentários: