domingo, dezembro 02, 2012

O cereal vindo do Holodomor

Uma garrafa cheia das sementes do panicum (Panicum abscissum) vinda do Holodomor foi encontrada na província ucraniana de Vinnytsya.

Na horta da Maria Soroka, na aldeia de Velyki Krushlyntsi, nos arredores da cidade de Vinnytsya, foi achada uma garrafa cheia de sementes de panicum, que foi escondida 80 anos atrás durante Holodomor.

Maria Soroka recorda o que aconteceu com a sua família em 1932-33:

- A irmã mais velha da minha mãe teve três filhos: dois rapazes e menina. Em 1932 eles ficaram inchados de fome. O seu pai conseguiu achar algumas batatas meio-podres, trouxe à casa para fazer a sopa. A mãe chorava, dizia que os filhos não se salvariam na mesma, pedia que o pai comesse as batatas. O pai entregou a comida aos filhos até a última gota. Mas isso não os salvou. Todos os alimentos foram levados pelas brigadas especializadas. Acharam e levaram o recipiente com feijão, descobriram e confiscaram todo o trigo que foi escondido nas panelas. O avô enterrou um pouco de panicum, mas na primavera seguinte não conseguiu achar, até a sua morte ele se culpava por não fazer um marco bem visível no local.
Oitenta anos depois, quando Maria Soroka viu o tesouro do seu avô, ela ficou comovida: com estas sementes podia-se semear metade da horta, tive muita pena que isso não ajudou a sua família naquela época.

Mais vítimas do que na II G.M.

Aldeia Velyki Krushlyntsi perdeu 170 homens na II G.M. e 770 pessoas morreram durante Holodomor. – tio Ivan Halunko apanhava os pardais, os cozia e deu um a mãe, conta Mykola Havryliuk, vizinho da Maria Soroka e o seu colega da escola. – Ela se lembrava disso até a sua morte. Na aldeia não havia cães. Se aparecia algum, os que podiam andar o perseguiam e matavam para comer. Caso de alguma casa saia a fumaça, a brigada vinha para ver se o dono tinha algo para comer. As brigadas até partiram os equipamentos moageiros para que as pessoas não pudessem moer nenhum cereal.
        
Kurkul que ganhou o concurso dos gadanheiros

Mykola Havryliuk diz que o achado se deve mostrar às pessoas, talvez oferecer ao museu do Holodomor em Kyiv. “Porquê as pessoas esconderam estas sementes? Pois as levavam à força. Será que não é o genocídio privar as pessoas do pedaço do pão?”, se interroga ele. O pai do Mykola Havryliuk foi considerado kurkul e deportado para a Sibéria. Os vizinhos aconselharam sua mãe a fugir, a esposa do kurkul poderia ter o mesmo destino. Ela levou o filho e irmã mais nova e foi viver com um tio na região próxima. Este tio também foi considerado kurkul, mas por alguma razão deixaram o viver nas proximidades.

O tio chamava-se Yakiv, tinha alcunha Semenets. Uma vez ele ouviu que o novo poder kolkhoziano organiza o concurso de gadanheiros, participou e ganhou, obtendo como prémio um saco de 16 kg de trigo. Aquele trigo acabou por salvar a sua família, juntamente com a mãe e irmã do Mykola Havryliuk do Holodomor.

Lídia Yurchenko de 89 anos conta que sua mãe a entregou aos familiares da aldeia vizinha, por eles ainda tinham alguns alimentos. Ela lembra que uma vez viu um homem com pernas e mãos cortados, os mais velhos conheciam a família onde comeram uma criança. Lídia tinha presenciado como as pessoas famintas despedaçavam um cavalo morto…

Os apanhadores dos cadáveres andavam pela aldeia e recolhiam os corpos mortos. Depois estes eram lançados na vala comum. Por vezes levavam as pessoas ainda vivas, mas que iriam morrer em breve. Na aldeia de Velyki Krushlyntsi contam que uma vez uma mulher inchada pediu para levarem o seu marido moribundo. Ela sabia que não conseguiria o enterrar e se a carroça não chegaria no dia seguinte o que ela faria com o corpo?   

Fonte: 20minut.ua

2 comentários:

Anónimo disse...

O governo ucraniano demitiuse, o que isso significa?

Jest nas Wielu disse...

O primeiro-ministro Azarov demitiu-se pois foi eleito para o parlamento, até dia 14-15 Ucrânia terá um novo governo.